Mente Inovadora

u (7)O programa Mente Inovadora é uma metodologia de aprendizagem que, por meio de um sistema interacionista de tecnologias educacionais, atua na capacidade do indivíduo de aprender novas habilidades. Baseada em jogos, trabalha prazerosas atividades em grupo para desenvolver habilidades de raciocínio e para a vida, como pensar de forma criativa, lidar com emoções e conflitos, competir de forma saudável, planejar e tomar decisões. Para a realização das atividades, são utilizados os mais variados recursos e ferramentas, como computadores, tablets, jogos de tabuleiro, jogos de lógica e estratégia, dentre outros. 

As turmas de Ensino Médio de toda a rede Colégio Nacional participam do programa, como uma forma de integrar os recursos tecnológicos ao processo educativo como um meio, e não um fim. O Mente Inovadora é aplicado por meio de aulas semanais que trabalham o desenvolvimento de habilidades cognitivas, sociais, emocionais e éticas, ajudando os alunos, tanto nas demais disciplinas do currículo escolar, quanto nos desafios do cotidiano.

O programa é desenvolvido exclusivamente pela Mind Lab que, motivada pelo desafio da transformação, tem perseguido a inovação desde 1996, consolidando-se como líder mundial em pesquisa e desenvolvimento de tecnologias educacionais inovadoras. Presente em mais de 30 países, a Mind Lab é parceira de pelo menos 1.000 instituições de ensino no Brasil e tem contribuído para formação integral de cidadãos mais conscientes e preparados.

Saiba mais sobre a Mind Lab: www.mindlab.com.br

Saiba mais sobre o Mente Inovadora: www.menteinovadora.com.br

_MG_0585O coração do Programa Mente Inovadora é a noção de que a maneira mais eficaz de aprender e por meio de experiências imediatas e autênticas, que nos deixam querendo mais - como o jogo. Divertido e emocionante, estimula o envolvimento e proporciona um terreno fértil para a formação e aplicação das habilidades de raciocínio e habilidades para a vida. Entre elas, estão:

Desenvolvimento da Consciência

A consciência do processo de raciocínio é essencial para o crescimento pessoal em todas as áreas da vida. A metodologia enfatiza a metacognição e explora as potencialidades do pensar de uma maneira reflexiva. Ao examinarem seu processo de raciocínio, as crianças e os jovens desenvolvem progressivamente sua autonomia. Esta consciência...

A consciência do processo de raciocínio é essencial para o crescimento pessoal em todas as áreas da vida. A metodologia enfatiza a metacognição e explora as potencialidades do pensar de uma maneira reflexiva. Ao examinarem seu processo de raciocínio, as crianças e os jovens desenvolvem progressivamente sua autonomia. Esta consciência do processo de raciocínio aumenta as possibilidades de desenvolver novas formas de pensar sobre si mesmos.

Desenvolvimento da Habilidade de Raciocínio

Na Era da Informação, uma enfase crescente e dada as habilidades de raciocínio. A metodologia desenvolve uma grande diversidade de habilidades: estratégias para proposição e solução de problemas, tomada de decisão, processo de investigação, habilidades verbais e de comunicação, entre outras.

Na Era da Informação, uma enfase crescente e dada as habilidades de raciocínio. A metodologia desenvolve uma grande diversidade de habilidades: estratégias para proposição e solução de problemas, tomada de decisão, processo de investigação, habilidades verbais e de comunicação, entre outras.

Fortalecimento de Habilidades Sociais e Emocionais

A experiências do jogo nos proporciona vivenciar situações envolvendo cooperação e competição, vitoria e derrota, acerto e erro, aceitar regras, trabalhar em equipe, possibilitando assim oportunidades de lidar melhor com as emoções e aprimorar a determinação, persistência e autodisciplina.

A experiências do jogo nos proporciona vivenciar situações envolvendo cooperação e competição, vitoria e derrota, acerto e erro, aceitar regras, trabalhar em equipe, possibilitando assim oportunidades de lidar melhor com as emoções e aprimorar a determinação, persistência e autodisciplina.

Transferência Interdisciplinar

A habilidade de fazer composições entre diferentes áreas do conhecimento é considerada, por muitos pesquisadores, a mais importante no processo de aprendizagem. Por meio da metodologia, as crianças e os jovens desenvolvem suas habilidades para construir conexões entre diferentes e variados campos do pensamento e da experiências humana, transcendendo estas...

A habilidade de fazer composições entre diferentes áreas do conhecimento é considerada, por muitos pesquisadores, a mais importante no processo de aprendizagem. Por meio da metodologia, as crianças e os jovens desenvolvem suas habilidades para construir conexões entre diferentes e variados campos do pensamento e da experiências humana, transcendendo estas relações para o cotidiano.

_MG_0578No Ensino Médio, os alunos participam, semanalmente, de aulas interativas com Tablets, que exploram jogos digitais e outros recursos multimídia para engajar os jovens e desenvolver habilidades e competências. O objetivo é formar cidadãos mais críticos e conscientes para enfrentar o mundo do trabalho. A metodologia está sustentada por três pilares: os jogos de raciocínio, os métodos metacognitivos e o professor mediador.

Primeira etapa

Aprender um novo jogo de raciocínio, os conceitos-chave e as estratégias relacionadas ao jogo

As aulas iniciam com uma contextualização, que introduz o tema da atividade e incentiva o engajamento dos alunos por meio de jogos de raciocínio, sempre praticados em duplas ou em grupo. Os jogos criam um ambiente de...

Aprender um novo jogo de raciocínio, os conceitos-chave e as estratégias relacionadas ao jogo

As aulas iniciam com uma contextualização, que introduz o tema da atividade e incentiva o engajamento dos alunos por meio de jogos de raciocínio, sempre praticados em duplas ou em grupo. Os jogos criam um ambiente de aprendizagem estimulante, em que os estudantes lidam com uma série de desafios. A metodologia contribui para se familiarizarem com estratégias e conceitos importantes, como o gerenciamento de recursos, o uso de táticas e estratagemas, o pensamento sistemático, a cooperação e muitos outros. Os estudantes melhoram seu jogo gradativamente, internalizando conceitos e estratégias, que formam a base para a próxima aula.

Segunda etapa

Estudar um método metacognitivo

Enquanto os alunos jogam, o professor mediador promove reflexões para autoconhecimento dos alunos, utilizando-se de métodos metacognitivos, que os ajudam a lidar com os desafios e contribuem para a melhoria das competências cognitivas, sociais, emocionais e éticas. O “método do semáforo”, por exemplo, orienta a parar antes...

Estudar um método metacognitivo

Enquanto os alunos jogam, o professor mediador promove reflexões para autoconhecimento dos alunos, utilizando-se de métodos metacognitivos, que os ajudam a lidar com os desafios e contribuem para a melhoria das competências cognitivas, sociais, emocionais e éticas. O “método do semáforo”, por exemplo, orienta a parar antes de agir, e o “método do detetive” a fazer perguntas sistemáticas para solucionar problemas.

Terceira etapa

Transferência para a vida real

No final da aula, os alunos são encorajados a refletir sobre as situações vivenciadas e relaciona-las com o cotidiano, transferindo os aprendizados da sala de aula para a vida. Entre os aspectos trabalhados, estão: como gerenciar tempo e outros recursos, trabalhar em equipe e lidar com...

Transferência para a vida real

No final da aula, os alunos são encorajados a refletir sobre as situações vivenciadas e relaciona-las com o cotidiano, transferindo os aprendizados da sala de aula para a vida. Entre os aspectos trabalhados, estão: como gerenciar tempo e outros recursos, trabalhar em equipe e lidar com conflitos, planejar e tomar decisões mais conscientes, desenvolver o senso crítico e o poder de argumentação, buscar e processar informações complexas, entre outros. As atividades também promovem reflexões sobre aspectos emocionais, sociais e éticos das relações dos alunos consigo mesmos, com os outros, com a sociedade e o planeta.

Além das atividades com tablets, os alunos tem acesso a um portal com atividades e recebem um relatório online personalizado, que gera avaliações quantitativas e qualitativas do seu desempenho.