Catalão - Leia Sempre

O Projeto Leia Sempre é realizado no Colégio Nacional de Catalão desde 2007, com os alunos do Ensino Fundamental I que estão em fase de alfabetização e letramento. Seu objetivo é estimular a leitura, aperfeiçoar a linguagem oral e a ampliar de vocabulário dos alunos. O projeto possibilita a formação de bons hábitos de leitura, além de um rico repertório literário, por meio da leitura compartilhada e em sistema de revezamento de autores consagrados na literatura brasileira.

Quando chega o mês de setembro, a turma do 1º ano vai a Uberlândia para uma aula-campo em uma livraria. Lá, o grupo de alunos encontra-se com autores e contadores de histórias. Ao retornar para Catalão, o grupo tem como proposta produzir o livro da turma. O processo é marcado por várias etapas, tais como: rodas de conversa, pesquisas sobre o tema escolhido, escritas e reescritas do texto, além da criação de desenhos para ilustrar este trabalho coletivo. Depois de editado e montado, o livro é lançado durante um evento exclusivo para os alunos da turma do 1º ano e suas famílias.

 

Noite de Autógrafos

 

Conclusão final do projeto “Leia Sempre”, a Noite de Autógrafos é um evento e festivo, em que cada criança da turma do 1º ano do Ensino Fundamental I presenteia seus pais com um livro de sua própria autoria, especialmente autografado, e ainda faz a festa dos convidados com apresentações artísticas em que a diversão é mais importante do que a coreografia! É uma noite de música, alegria e, sobretudo, de celebração da Literatura.