Catalão - Marcelo Alcântara Rosa

IMG_8025marcelo.rosa@nacionalnet.com.br

Sou licenciado em Ciências Biológicas pela UNITRI e bacharel em Medicina Veterinária pela UFU, onde também cursei mestrado em Ciências Veterinárias. Trabalho como professor de Biologia desde 1987, tendo atuado no Ensino Fundamental II, Ensino Médio e Pré-vestibulares em diversas escolas de Minas Gerais, São Paulo e Goiás, além de ter sido professor universitário na UNITRI.

Sou natural de Catalão (GO), mas boa parte da minha história se passou em Uberlândia (MG), sobretudo, no Colégio Nacional, onde estudei, fui monitor, professor e formei toda a minha linhagem pedagógica. Quando saí de Catalão, em 1984, disse: “nunca mais volto pra cá”, porque naquela época a gente não tinha perspectiva nenhuma de construir uma carreira profissional. 

Com o passar do tempo, a cidade foi se engajando em um movimento politico e econômico e se tornou uma referência para a região Centro-Oeste. Era preciso que alguma instituição de ensino acreditasse nessa mudança. Então, em 2007, o Colégio Nacional comprou uma escola, se instalou na cidade e tive a oportunidade de assumir a gestão da unidade. Mas não deixei a sala de aula. Além de gestor, sou professor de Biologia em toda a Educação Básica e atuo na formação de coordenadores e professores com foco em expectativas de aprendizagem e na elaboração de avaliações formativas e somativas.