back3

Ensino Fundamental I e II

Ensino Fundamental I Experimentar: pelas linguagens que expressam criatividade

É imprescindível para a construção de uma base sólida que o Ensino Fundamental I desperte o conhecimento de forma crítica, construtiva e interativa, para que a aprendizagem aconteça a todo momento, dentro e fora da escola. São pontos importantes em nosso projeto para este nível:

  • Estimular o pensamento investigativo, a formação de opinião e a resolução de problemas
  • Empregar a Abordagem Interacionista, em que a aprendizagem se dá pela interação e adaptação constante do indivíduo com o meio
  • Desenvolver a competência de leitura e de escrita como responsabilidade de todas as áreas do conhecimento
  • Utilizar as tecnologias da informação como apoio ao processo de ensino-aprendizagem
  • Praticar estudos de meio e trabalhos de campo

 

Ensino Fundamental II Dialogar: pelo diálogo que aproxima

No Ensino Fundamental II, as crianças despertam seu lado questionador e começam a refletir sobre sua realidade. Durante essa transição da infância para a adolescência, cabe à escola orientar a formação crítica, cultural, social e emocional do aluno. São algumas de nossas propostas para este nível:

  • Estruturar os processos da pesquisa científica
  • Desenvolver o senso estético por meio de vivências artísticas
  • Estimular a resolução de problemas de forma interdisciplinar e contextualizada
  • Fomentar a prática esportiva para desenvolver habilidades físicas, sociais e emocionais
  • Promover situações reais para o exercício da cooperação
  • Promover a responsabilidade compartilhada
  • Fomentar o contato com a diversidade sociocultural
  • Exercitar a autonomia, o autoconhecimento e a autoestima
  • Agir dentro dos princípios e valores institucionais e familiares

 

Aula sem sono

Atento aos comportamentos atuais, as aulas diurnas do Colégio Nacional começam às 8h, valorizando o convívio familiar noturno e a disposição por parte dos alunos, o que gera maior eficiência no processo ensino-aprendizagem. O horário do almoço também é mais tranquilo, já que as aulas da tarde começam às 13h30.

Tarde: das 13h30 às 17h45 – Educação Infantil ou Ensino Fundamental I
Manhã: das 8h às 12h15 ou 13h (6º horário) – Ensino Fundamental II

 

Período estendido

Os Ensinos Fundamental I e II, considerando suas estruturas e a adequação dos alunos à etapa de escolarização, encontrarão no Período Estendido a possibilidade de vivência do componente curricular Arte para aprimoramento da sensibilidade, das potencialidades e do senso estético (Projeto Criar), desenvolvimento de atividades de procedimentos de estudos tão necessários à construção da autonomia intelectual (Projeto Nacional Acompanha) e a prática de esportes para desenvolvimento de habilidades físicas específicas e manutenção da qualidade de vida (Escola de Esportes).

Período de funcionamento: 8h às 13h

 

Projeto Criar

Cria espaços para desenvolvimento de oficinas como teatro, malabares, música, fotografia, dança, literatura, pintura, escultura, desenho, recorte e colagem, caricatura, história em quadrinhos, modelagem e grafite, auxiliando os alunos na experiência com as múltiplas linguagens, com o sensível e o belo. Atende aos alunos do Ensino Fundamental I e II.

Modalidades: Oficina de Artes Plásticas, Oficina de Arte Circense, Oficina de Dança, Oficina de Fotografia, Oficina de Teatro, Oficina de Música.

 

Nacional Acompanha

Ensina aos alunos inseridos no período estendido procedimentos de estudos e estratégias de aprendizado que possibilitem ampliação dos processos de autorregulação e ampliação de repertório. Pretende auxiliar professores e alunos na condução de um processo harmônico da construção dos saberes, por meio do respeito aos diversos ritmos de aprendizagem, às diversas modalidades de inteligências e principalmente à diversidade humana, que seleciona o que é prazeroso ou necessário, pesquisa o que é de interesse e aceita o que inspira e agrega valores.

 

Escola de Esportes

Tem por objetivo estimular a prática de esportes e atender às habilidades de grupos específicos, propiciando qualidade de vida por meio de atividades saudáveis. Serão oferecidos esportes, como handebol, tênis de mesa, basquetebol e outros para os quais surjam interesses. A oferta por demanda tem tempo de duração variável para cada modalidade esportiva.