Institucional - Educação Infantil: Projeto “Eu”

“A criança é feita de cem linguagens…” (Loris Malaguzzi)

 

Na Educação Infantil, buscamos promover o direito à infância e o desenvolvimento da criança em seus aspectos intelectual, ético, emocional e social, por meio da vivência com as múltiplas linguagens, em um espaço seguro, lúdico e afetivo. Nesta fase, o eu ganha centralidade no processo educativo como sujeito histórico, já que sua identidade, até então influenciada unicamente pela família, passa a necessitar de referencial próprio e de contornos sociais.

A descoberta do eu é feita por meio de processos de auto-reconhecimento, em que a criança compreende as relações familiares e se apropria de seu papel social a partir da percepção do outro e da compreensão da sua diferença. Este movimento leva ao reconhecimento do “nós” e à ampliação do horizonte de sentidos, compromisso de toda a equipe do Colégio Nacional.

Nesta etapa, o processo educativo se torna investigativo e dialógico, permitindo aos alunos espaços para socialização de suas ideias e possibilitando o aprendizado pela experiência. Assim, em profunda relação com o outro e o seu contexto, os pequenos ampliam e desenvolvem as linguagens. Este espaço de interação possibilita à criança o encontro de formas de compreensão e expressão sobre o que ocorre a sua volta e consigo mesma.

Nosso projeto está pautado pelo estímulo às linguagens verbal, matemática, musical, plástica e expressão corporal; pela apropriação da leitura e da escrita; pela exploração da natureza e da cultura; pelo desenvolvimento do protagonismo infantil; e pela construção da autonomia por meio das experiências de conhecimento de si, do outro, deste lugar.

O lúdico, atividade por excelência da infância, media todo este processo. Os jogos e as brincadeiras são formas de entender os diferentes papéis exercidos na sociedade e na própria vida. Além de possibilitar à criança desenvolver o raciocínio, a socialização e ter momentos de alegria e prazer.

Mais do que investimentos em uma estrutura altamente escolarizada, nosso trabalho na Educação Infantil se enriquece pelo estímulo à autonomia da criança por meio do uso de uma diversidade de materiais simples, “não-estruturados”, que permitem uma busca criativa, aberta e flexível; e pelo investimento na formação de nossos profissionais, para que tenham condições de explorar as várias linguagens e criar atividades contextualizadas e significativas, respeitando o tempo do brincar e valorizando a curiosidade própria da infância.

 

Pedagogia da Escuta / Pedagogia da Relação

  • Uma pedagogia que dá VOZ e VEZ à criança e à infância;
  • Uma pedagogia que “colhe e acolhe”;
  • A escuta atenta de um adulto a uma criança, mostra o respeito, o cuidado, a sensibilidade pelos saberes infantis.

 

Habilidades Socioemocionais

Não podemos controlar e nem evitar o que estamos sentindo, mas podemos escolher o que fazer com esse sentimento. Os quatro pilares deste importante aprendizado são:

  • autoconhecimento
  • auto regulação / controle
  • empatia
  • relacionamento

 

Programa de Educação Nutricional

O bem-estar começa com o que a gente come. Todos os estudantes do Colégio Nacional, da Educação Infantil ao Ensino Médio, têm acesso a um lanche saudável e equilibrado, elaborado por nutricionistas e servido coletivamente. Além de levar mais saúde aos estudantes em momento fundamental para seu desenvolvimento, o projeto tem a intenção de aumentar a integração e o tempo de lazer dos alunos. É o fim das filas e da correria durante os intervalos. Sem diferenças entre os lanches, com a mesma alimentação disponível a todos, os estudantes aproveitarão um dos momentos mais prazerosos do dia em condição de igualdade, com mais saúde e mais tempo para socialização.

 

Programa Bilíngue

Em parceria com a Seven, empresa líder no Brasil em Programa Bilíngue, os estudantes do Colégio Nacional chegam ao final do Ensino Fundamental proficientes na língua inglesa e aptos aos exames de Cambridge.

A proposta consiste na expansão da carga horária de Inglês, adoção de materiais exclusivos e adequados à etapa de aprendizagem, com desafios nem tão grandes que venham a frustrar o estudante, nem tão pequenos que reduzam os níveis de exigência. Há ainda o acompanhamento e a aferição de todo o processo de aprendizagem por meio de simulados contínuos que demonstram o desenvolvimento do estudante em relação à Língua Inglesa, mantendo famílias e alunos informados do progresso.

 

Período Estendido

Período flexível no turno da manhã, onde as crianças vivenciam momentos de qualidade.

  • linguagens artísticas com professor de artes;
  • oficina de criação com pedagoga;
  • acompanhamento das tarefas pessoais de casa com pedagoga;
  • corpo e movimento com educador físico;
  • vozes e percussão com musicista;

Horário: entrada às 8h, café da manhã às 8h15, suco às 10h, almoço às 11h.

 

As aprendizagens desenvolvidas na Educação Infantil, considerando a perspectiva dos dois eixos INTERAÇÕES e BRINCADEIRA, estarão baseadas nos campos de experiência de acordo com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), dos quais são definidos os objetivos de aprendizagem e desenvolvimento.

  • O eu, o outro e o nós.
  • Corpo, gestos e movimentos.
  • Traços, sons, cores e formas.
  • Escuta, fala, pensamento e imaginação.
  • Espaços, tempo, quantidades, relações e transformações.