Institucional - Ensino Fundamental: 1º ao 5º ano – Projeto “Eu em”

No Ensino Fundamental – Anos Iniciais, o sujeito histórico amplia a noção e a vivência que tem do seu lugar e de seu tempo, construindo um sentimento de pertença. Procuramos despertar a busca pelo conhecimento criando situações de experimentação dentro e fora da escola. Nossos alunos se aventuram na leitura e escrita de mundo, desenvolvem valores e princípios de cidadania.

Sua inserção nos espaços físico, social e cultural e suas relações em pequena e grande escala – da família à cidade – pautam todo o processo educativo. Olhamos para nosso aluno como um sujeito histórico, que tem marcas da sociedade em que está inserido, e acreditamos ser nosso papel dialogar com seus propósitos e contribuir para sua inserção crítica no tempo presente, por meio de uma prática baseada no reconhecimento de seus saberes e experiências.

Nesta etapa, o conhecimento científico começa a ser introduzido, desenvolvendo a capacidade de aprender dos alunos. O maior desafio proposto pelo Colégio Nacional para o nível é o de promover o desenvolvimento das competências leitora e escritora, em seus diversos usos sociais. O conhecimento é vivenciado de forma construtiva e interativa, possibilitando às crianças continuarem experimentando múltiplas linguagens.

A necessidade de desenvolvimento dos princípios da autonomia e da sensibilidade, do exercício da criticidade e da criatividade, da diversificação de manifestações artísticas e culturais e o fortalecimento dos vínculos de família, dos laços de solidariedade e tolerância em que se assenta a vida social são, para nós, um meio para o desenvolvimento de competências intelectuais.

 

Aprendizagem desenvolvida na relação

  • vivências;
  • as diversas expressões e o desenvolvimento da criança na escola;
  • apropriação do sistema alfabético de escrita de maneira lúdica e reflexiva;
  • alfabetização e letramento como eixos orientadores do trabalho pedagógico;
  • imersão na Língua Inglesa;
  • rigor acadêmico;
  • através da oralidade, as crianças participam de diferentes situações de interação social e aprendem sobre elas próprias, sobre a natureza e sobre a sociedade;
  • contemplação como ato de criação e coautoria;
  • tempos e espaços organizados para favorecer o contato da criança com a natureza e as com as tecnologias;
  • crianças encorajadas a pensar, discutir, conversar;
  • desenvolvimento dos conceitos científicos de forma vivenciada e construída e não como fruto de memorização ou de imitação;
  • projetos de estudo de meio baseados na cooperação, interesse, curiosidade e pesquisa coletiva em diferentes fontes;
  • a escola como espaço social pedagogicamente organizado;
  • competências sociais e emocionais;
  • construir confiança, experiências e saberes junto à família;
  • intencionalidade educativa que gera curiosidade, pesquisa, investigação e o maravilhamento da descoberta.

 

Formação continuada da equipe

Todo educador do Ensino Fundamental como um professor de linguagens, letramento e alfabetização.

 

Programa de Educação Nutricional

O bem-estar começa com o que a gente come. Todos os estudantes do Colégio Nacional, da Educação Infantil ao Ensino Médio, têm acesso a um lanche saudável e equilibrado, elaborado por nutricionistas e servido coletivamente. Além de levar mais saúde aos estudantes em momento fundamental para seu desenvolvimento, o projeto tem a intenção de aumentar a integração e o tempo de lazer dos alunos. É o fim das filas e da correria durante os intervalos. Sem diferenças entre os lanches, com a mesma alimentação disponível a todos, os estudantes aproveitarão um dos momentos mais prazerosos do dia em condição de igualdade, com mais saúde e mais tempo para socialização.

 

Programa Bilíngue

Em parceria com a Seven, empresa líder no Brasil em Programa Bilíngue, os estudantes do Colégio Nacional chegam ao final do Ensino Fundamental proficientes na língua inglesa e aptos aos exames de Cambridge.

A proposta consiste na expansão da carga horária de Inglês, adoção de materiais exclusivos e adequados à etapa de aprendizagem, com desafios nem tão grandes que venham a frustrar o estudante, nem tão pequenos que reduzam os níveis de exigência. Há ainda o acompanhamento e a aferição de todo o processo de aprendizagem por meio de simulados contínuos que demonstram o desenvolvimento do estudante em relação à Língua Inglesa, mantendo famílias e alunos informados do progresso.

 

Período Estendido

Período flexível no turno da manhã, para ampliação das vivências em:

  • linguagens artísticas com professor de artes;
  • oficina de criação com pedagoga;
  • acompanhamento das tarefas pessoais de casa com pedagoga;
  • corpo e movimento com educador físico;
  • vozes e percussão com musicista;

Horário: entrada às 8h, café da manhã às 8h15, suco às 10h, almoço às 11h.

 

Cursos Extracurriculares

Dar a oportunidade às crianças de realizar vivências que propiciem o desenvolvimento de habilidades individuais e autoconhecimento.

  • Taekwondo;
  • escola de esportes;
  • balé;
  • artesanato.

Horário: das 18h às 19h.