Ituiutaba - Nacional Robótica

O Projeto Nacional Robótica é resultado de uma parceria com o Programa ZOOM Curricular, da Lego Education. Participam do Nacional Robótica alunos e educadores do Ensino Fundamental II. Ao longo do ano, em aulas quinzenais, cada série coloca em prática conhecimentos específicos de forma interdisciplinar por meio da programação e montagem de robôs.

O projeto Lego ZOOM foi implantado em 2010 nas unidades de Catalão e Uberlândia do Colégio Nacional. Adequado às exigências do MEC, busca relacionar o desenvolvimento de competências aos conteúdos disciplinares de forma prática e lúdica. O projeto se integra à dinâmica da sala de aula, retomando os conteúdos trabalhados pelas disciplinas formais como subsídio para o direcionamento do trabalho com os robôs. 

A condição para a implantação do programa na escola é que ela tenha um projeto pedagógico alinhado aos propósitos da Lego, além de professores dispostos a trabalhar colaborativamente. Uma aula de Robótica Lego ZOOM estimula o trabalho em grupo e a autonomia dos alunos, enquanto ressignifica o papel do professor, que passa a ser tutor da classe, ou seja, orientador no desenvolvimento da proposta e mediador de conflitos. 

O objetivo do trabalho desenvolvido como resultado desta parceria é a formação de cidadãos que tenham uma visão de mundo ampla, habilidades e competências, como ética, criatividade e empreendedorismo, que o posicionem em uma situação de competitividade no mercado. 

Para ter acesso ao projeto completo, clique aqui: Projeto Pedagógico Nacional Robótica