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Ensino Médio

15 a 17 anos. Quem eu sou para a comunidade?

O Ensino Médio é uma etapa da vida em que os alunos encerram ciclos de transformações, desenvolvem a autonomia, reafirmam sua cidadania e, finalmente, elaboram projetos de carreira e de vida. Neste momento, o jovem compreende a complexidade da vida humana e reconhece a necessidade da inter-relação entre os sujeitos, assumindo seu papel social.

Este indivíduo parte do “eu com” e passa ao “eu para” – minha família, minha escola, minha cidade, meu estado, meu país – em um movimento de profundo cuidado com o mundo. Para estimular este florescimento, o Colégio Nacional amplia a oferta de projetos sociais, culturais e ambientais, que colocam o aluno em uma posição de análise das políticas públicas e de proposição criativa de melhorias para a comunidade.

A construção desse sujeito planetário, que se vê como parte da natureza e da sociedade, é o princípio máximo do nosso projeto educacional. As atividades extracurriculares e culturais continuam sendo muito importantes e revelam a profundidade do processo de humanização que a Educação pode realizar quando tratada como problematização da realidade.

Neste contexto, o professor assume o papel de interventor do processo de aprendizagem, compartilhando a construção do saber com os alunos, discutindo a organização de projetos, aceitando e propondo desafios, utilizando recursos tecnológicos e integrando as ciências naturais às ciências sociais e humanas para que os alunos desenvolvam competências.

Neste momento, em que as habilidades já foram desenvolvidas nas etapas de ensino anteriores, os alunos têm a oportunidade de emprega-las em práticas “mais abstratas”, como a crítica, a interferência, a proposição. A aprendizagem acontece em diversos espaços de interação, por meio de atividades que propiciem o diálogo, a argumentação, o respeito às contradições e a atitude ética – fechando um ciclo de aprendizado sobre o ato de aprender.

A partir daí, este sujeito tem condições para refletir sobre que mulher ou homem quer se tornar. Neste processo, oferecemos elementos que os ajudam a repensar criticamente sua perspectiva de futuro e a elaborar seu projeto de vida, para assumirem a escolha profissional com menos risco e angústia e para que sua decisão tenha maior potencial de torná-los cidadãos conscientes de seu papel social, profissionais realizados e felizes.

Para ter acesso ao projeto pedagógico completo, clique aqui: PP Ensino Medio