banner-pagina-fundamental-1

Fundamental I

6 a 10 anos. Quem sou nesse lugar?

No Ensino Fundamental I, o sujeito histórico amplia a noção e a vivência que tem do seu lugar e de seu tempo, construindo um sentimento de pertença. Procuramos despertar a busca pelo conhecimento criando situações de experimentação dentro e fora da escola. Nossos alunos se aventuram na leitura e escrita de mundo, desenvolvem valores e princípios de cidadania.

Sua inserção nos espaços físico, social e cultural e suas relações em pequena e grande escala – da família à cidade – pautam todo o processo educativo. Olhamos para nosso aluno como um sujeito histórico, que tem marcas da sociedade em que está inserido, e acreditamos ser nosso papel dialogar com seus propósitos e contribuir para sua inserção crítica no tempo presente, por meio de uma prática baseada no reconhecimento de seus saberes e experiências.

No Ensino Fundamental I, o conhecimento científico começa a ser introduzido, desenvolvendo a capacidade de aprender dos alunos. O maior desafio proposto pelo Colégio Nacional para o nível é promover o desenvolvimento das competências leitora e escritora, em seus diversos usos sociais. O conhecimento é vivenciado de forma construtiva e interativa, possibilitando às crianças continuarem experimentando múltiplas linguagens.

A necessidade de desenvolvimento dos princípios da autonomia e da sensibilidade, do exercício da criticidade e da criatividade, da diversificação de manifestações artísticas e culturais e o fortalecimento dos vínculos de família, dos laços de solidariedade e tolerância em que se assenta a vida social são, para nós, um meio para o desenvolvimento de competências intelectuais.

Para ter acesso ao projeto pedagógico completo, clique aqui: PP Ensino Fundamental I