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Fundamental II

11 a 14 anos. Quem sou eu em comunidade?

Deixar de ser criança e, ao mesmo tempo, não ser adulto: esta é a transição vivida pelos alunos no Ensino Fundamental II, momento que gera insegurança e dificuldades de compreensão (para o próprio sujeito, sua família e equipe pedagógica), mas também possibilidades em aberto, já que os adolescentes despertam sua visão crítica e começam a buscar formas de promover transformações em seu meio.

Trabalhamos para enriquecer a formação emocional, social e cultural de nossos alunos, conduzindo-os à superação de desafios individuais e coletivos, à valorização das diferenças e a uma postura comprometida. Para lidar com os jovens neste momento, buscamos, na multiplicidade de expressões, a sua individualidade. Apenas por meio da abertura ao diálogo e à escuta é que conseguimos perceber o outro, tão próximo e tão distinto de mim.

A transição entre o “eu” e o “eu com” – minha família, minha escola, minha cidade, meu estado, meu país – exige que olhemos para cada aluno como um universo, que sofre determinações diferentes e vive experiências únicas. É preciso reconhecer a sua diferença, compreender o ambiente social em que está inserido, respeitar seu conhecimento prévio e criar situações em que a cidadania e a consciência sócio-ambiental possam ser exercidas.

Para tanto, o desenvolvimento da leitura e da escrita em todas as áreas continua sendo prioridade. Os alunos vão utilizar a linguagem escrita com vários propósitos: ler para aprender, ler para ampliar seus conhecimentos, ler por prazer. Vão escrever para guardar suas memórias, informar alguém próximo a eles, publicar ideias e pensamentos, argumentar. Por este motivo, são preparados para dominar a língua em diversas situações de comunicação.

Elaboramos um projeto educacional que propicia acolhimento e espaços de convivência para o desenvolvimento psico-social e das habilidades linguística de nossos alunos. Investimos em experiências colaborativas, na construção de uma comunidade pró-ativa e igualitária. Assim, a dimensão do diálogo torna-se o principal fundamento da prática educativa. As experiências educativas marcadas pela experiência dialógica contribuem para a valorização da diversidade e o respeito ao outro, orientando o fazer pedagógico em uma perspectiva ética e social.

Veja o projeto completo: PP Ensino Fundamental II