banner-pagina-preparatorios

Preparatórios

O melhor caminho para a universidade

Os cursos preparatórios do Colégio Nacional preparam alunos que concluíram, ou estão em fase de conclusão do Ensino Médio, para o ingresso nas principais universidades do país, por meio de vestibulares e do Enem. Seu objetivo é complementar e qualificar o conhecimento que os alunos já possuem, em alguns casos, reparando lacunas, além de desenvolver as habilidades e competências necessárias para a transposição deste saber para variados modelos de prova, com tranquilidade e confiança.

Começamos ajudando o aluno a reconhecer que sabe. Nenhum indivíduo é desprovido de conhecimento. E, cada vez mais, as universidades estão interessadas em pessoas capazes de articular a ciência à vida. Assim, cabe à escola equalizar estas duas formas de compreensão da realidade. Não basta dominar o conteúdo, é preciso fazer relações, transitar pelas áreas do conhecimento, exercitar os conceitos apreendidos, desenvolver técnicas de estudo e pesquisa.

O estudo teórico e prático é realizado por meio:

  • De exercícios exclusivos do material didático do Colégio Nacional;
  • Do acesso ao nosso Ambiente Virtual de Aprendizagem, que oferece uma infinidade de recursos multimídia para aprofundamento;
  • Do acesso a vídeos gravados na TV Naça com debates entre os professores;
  • Da participação em plantões presenciais e online, em que os alunos tiram dúvidas e recebem orientações de estudo;
  • Da participação em aulas interdisciplinares, nas quais profissionais de diferentes áreas se reúnem para trazer uma visão complexa de temas relevantes.

Este candidato também precisa se preparar tecnicamente para transpor seu conhecimento para determinado modelo de prova; precisa conhecer as regras, o formato, o tempo de realização e a quantidade de questões dos exames. Para tanto, nossos alunos recebem orientações específicas sobre os diversos concursos e participam de simulações presenciais e virtuais, o que lhes permite identificar problemas e reforçar qualidades, além de criar certa familiaridade com o concurso, contribuindo para a dimensão emocional da preparação.

Nossos alunos passam ainda por um desenvolvimento emocional, elemento essencial que potencializa o desempenho a partir de orientações profissionais e psicológicas, individuais e em grupo, e de momentos de distensão, como a tradicional aula de véspera, momento criado pelo Colégio Nacional para a última troca de energias e informações antes das provas. Este trabalho tem contribuído sensivelmente para nossos alunos elevarem a confiança na sua trajetória de aprendizado.

Nosso jeito de aprovar!

Estrutura – Para dar suporte a esta jornada, que exige equilíbrio mental e físico, temos uma estrutura física moderna e acolhedora, para que nossos alunos tenham todas as condições de desenvolvimento e conforto, já que passam grande parte do dia nas nossas unidades. As salas de aula têm ar condicionado, projetores multimídia e acesso à internet. Os alunos têm acesso a salas de plantão presencial, midiateca, biblioteca, sala de estudos em grupo e individual, além de áreas de convivência e praças de alimentação.

Interdisciplinaridade – Trabalhamos os conteúdos programáticos dos principais vestibulares do país, com ênfase na realidade que o Enem tornou acessível – de uma abordagem interdisciplinar, pautada pela aplicação do conhecimento em situações contextualizadas do cotidiano, já adotada há mais de 20 anos por instituições referenciais, como UnB, USP e UNICAMP.

Curso na Medida certa – Para garantir a individualidade do aluno no estágio de desenvolvimento em que se encontra, oferecemos opções diferenciadas de curso, de acordo com o variado perfil dos candidatos. Em cada modalidade, as experiências anteriores do estudante são consideradas, para que esteja no local mais adequado para a melhor preparação.

Equipe – Todo este projeto de formação esta alicerçado em uma equipe de educadores experiente, em permanente processo de formação, apta a docência presencial e online, com sério compromisso de pesquisa. Inevitavelmente, o nosso investimento e comprometimento com o sonho do Ensino Superior resultam na preparação de um aluno pronto para encarar qualquer processo seletivo do país.