Notícias - Projeto Tutoria

Atividades sobre o uso consciente da Internet encerram-se nesta semana  

Por Natália Faria
 

No segundo semestre deste ano, o Projeto de Tutoria promoveu uma série de atividades realizadas em parceria com a Comissão de Tecnologia da Informação da OAB de Uberlândia. Atual e importante, o tema das atividades é “O uso consciente da internet – Quais são os direitos e deveres dos usuários e as consequências legais do seu mau uso”. O projeto foi desenvolvido junto a pais e alunos do Ensino Fundamental II e do Ensino Médio e as atividades com relação ao uso da Internet tem encerramento nessa semana.

Para ambos os níveis de ensino, as atividades foram divididas momentos destinados aos pais e momentos específicos para alunos. Inicialmente, foram realizadas rodas de conversas com os pais, com o objetivo de discutir caminhos para participar de forma atenta e saudável da educação dos filhos com relação ao uso da Internet. Além disso, palestras com membros da OAB direcionadas aos alunos foram realizadas com o intuito de alertá-los sobre como evitar situações de risco no ambiente virtual, como casos de pedofilia, tráfico de drogas e crimes contra a honra – caracterizados como “Ciberbullying” no mundo virtual.

Os alunos do Ensino Fundamental II encerram as atividades nesta semana, quando participarão de rodas de conversas com seus tutores, a fim de refletir, argumentar e formar opinião sobre o conteúdo discutido desde o início das atividades. Para o Ensino Médio, o encerramento dos eventos sobre o uso da Internet aconteceu semana passada. As próximas atividades do Projeto Tutoria para o Ensino Médio estão centradas em diferentes temas para cada ano: sexualidade (1º ano), alcoolismo (2º ano) e ansiedade (3º ano).

O que é o Projeto Tutoria

O Projeto Tutoria é um sistema de apadrinhamento de turmas criado para estreitar a relação entre a escola, os alunos e suas famílias. O projeto propõe uma série de intervenções ao longo do ano, como palestras, trocas de experiências, debates e mesas redondas. São atividades que tocam em questões vivenciadas pelos alunos e que são idealizadas e realizadas por professores tutores em parceria com o setor de psicologia do Colégio Nacional.