Notícias - Conversas ao Pé do Ouvido

conversa“Estarei preparando a tua chegada
como o jardineiro prepara o jardim
para a rosa que se abrirá na primavera.” (Paulo Freire)
 

Desde os primeiros sonhos, o Colégio Nacional se comprometeu em desenvolver um projeto pedagógico próprio, capaz de formar pessoas preparadas para lidar com as questões e exigências do seu tempo. Neste desafio, contamos, sobretudo, com educadores dispostos à renovação. A série de programas “Conversas ao Pé do Ouvido” apresenta à comunidade o processo de formação que nossos assessores e consultores pedagógicos estão conduzindo com todas as equipes da rede.

A cada episódio do Conversas, Maria Carolina Tomé, do Núcleo Pedagógico do Nacional, recebe um de nossos consultores para uma prosa sobre as contribuições que traz para a formação e os avanços de nossos educadores – compartilhando com a comunidade, nossos pais e alunos, a essência do nosso projeto. “Acreditamos que, se mais instituições socializassem seu processo, a educação da região poderia se desenvolver com mais qualidade. Os profissionais conversam muito pouco sobre boas práticas”, comenta Maria Carolina.

Neste esforço, é fundamental que a comunidade conheça e compreenda os variados processos em curso dentro de uma escola, para além do que está consolidado em seu imaginário. “A série busca, acima de tudo, conversar com nossos pais e alunos, para que compreendam profundamente os procedimentos adotados pelo Colégio Nacional, o contexto e sentido de sua realização, para que se apropriem e se identifiquem com nossa linha metodológica e projeto de educação”, finaliza a assessora Maria Carolina.

 

Conversas

Os especialistas com quem conversamos conduziram as atividades do “Ciclo de Formação de Formadores” de 2013. A cada semana, vamos publicar um episódio!

19 de fevereiro: Márcio Rogério Cano – Doutor em Língua Portuguesa – PUC/SP 

26 de fevereiro: Regina Pereira Santiago – Consultora Pedagógica – Ed. Ática

12 de março: Miriam Grilo – Pós-graduada em Alfabetização e Letramento – PUC/SP

19 de março: Célia Regina Nascimento – Mestra em História da Ciência – PUC/SP

26 de março: Robson da Silva Pereira – Mestre em Educação – PUC/SP

 

Reserve um tempinho do seu dia para conferir essa prosa!

 

O Colégio Nacional está engajado com a formação em serviço de seus colaboradores desde o início dos anos 90, garantindo aos profissionais espaços de pesquisa e desenvolvimento de novas metodologias de docência, de reflexão sobre a prática e alinhamento com os valores da instituição. Apenas assim avançamos na construção participativa de um novo projeto – em condições de desenvolver nossos alunos não apenas intelectualmente, mas social e eticamente, para que consigam transpor o conhecimento para a vida.

Clique aqui e saiba mais sobre a formação!