Blog do Naça - Nacional – Que tal estudar na Europa?

Universidade da Beira Interior oferece programa de intercâmbio em Portugal

Texto de Natália Faria

IMG_1445

João Canavilhas, vice-reitor da UBI, apresenta o programa de intercâmbio a escolas e universidades de Uberlândia no Colégio Nacional.

Nessa semana, o Colégio Nacional recebe uma comitiva da Universidade da Beira Interior (UBI), de Portugal, que está na cidade a convite da escola para divulgar uma proposta de intercâmbio às instituições públicas e privadas de Ensino Médio e Ensino Superior de Uberlândia, visando à captação e à mobilidade acadêmica de estudantes para todas as carreiras de graduação e pós-graduação oferecidas pela universidade. Para esclarecer os nossos alunos a respeito dessa oportunidade, realizaremos, hoje (24), um encontro com os representantes da UBI no prédio do 3º ano do Ensino Médio (Av. Sacramento, 1896 – bairro Martins), às 19h. Estão todos convidados!

Processo Seletivo via ENEM

A candidatura para as vagas é realizada exclusivamente pela internet e o processo seletivo para a graduação leva em conta a nota do ENEM. Nesse caso, o candidato não precisa realizar outro processo seletivo. Para mais informações, visite o site da UBI (www.brasil.ubi.pt).   

Estudar na Europa

As vantagens de estudar em Portugal, de acordo com João Canavilhas, vice-reitor da UBI, incluem, além da excelente qualidade da universidade, a mensalidade acessível, que varia em uma média de 1000 a 2200 euros por ano (o equivalente a 250 a 550 reais por mês – em alguns casos, com hospedagem inclusa). Para os candidatos que já foram alunos do Colégio Nacional, há valores e condições especiais no pagamento da mensalidade, além de ajuda de custo com a alimentação.

Além disso, uma vez universitário na Europa, o estudante, mesmo o estrangeiro, tem direito a participar de um outro programa de mobilização acadêmica chamado Erasmus, criado pela União Europeia, que permite ao aluno estudar em outras universidades do continente europeu. 

Universidade da Beira Interior, Portugal. (Foto: Divulgação)

Mesmo sendo uma instituição localizada em um país em que se fala português, o intercambista que anseia aprender outras línguas tem, facilmente, contato com outros idiomas. “Oferecemos cerca de 47 cursos de línguas”, esclarece Canavilhas. O vice-reitor afirma, ainda, que por estar na Europa, o estudante não terá dificuldade em vivenciar experiências com estrangeiros que falam alemão, francês, inglês, tanto em Portugal, quanto em outros países que possam vir a visitar.

A Universidade da Beira Interior fica localizada no centro triângulo Lisboa-Porto-Madrid, a 20km de Covilhã, uma cidade aconchegante e segura, que respira cultura. O custo de vida é baixo e a infraestrutura é bastante completa, com sistema de transporte público, saúde pública, hospedagem, alimentação e opções de lazer, além dos serviços de acolhimento oferecidos pela própria universidade.

O incentivo ao intercâmbio educacional é uma das bandeiras do Colégio Nacional. Acreditamos que os estudantes devem aproveitar oportunidades como esta para romper fronteiras em todos os sentidos, investindo no seu desenvolvimento profissional e abrindo caminhos para vivências culturais, tanto durante o Ensino Médio, quanto durante a graduação. 

Não deixe de se informar sobre o processo de ingresso na Universidade da Beira Interior! Fique ligado no site do intercâmbio (www.brasil.ubi.pt) e no site da UBI (https://www.ubi.pt/).

*Você sabia? Segundo o Stoessel Ribeiro, um dos sócios-proprietários do Colégio Nacional, a parceria entre Covilhã e Uberlândia está firmada há tempos, por meio de um protocolo assinado por ambas as prefeituras, o qual caracteriza as duas localidades como cidades co-irmãs aos olhos da União Europeia (UE). Isso significa que as possibilidades de investimentos da UE na cidade de Uberlândia são grandes, inclusive do ponto de vista educacional. Embora esta oportunidade da Universidade da Beira Interior não se enquadre neste caso, trata-se de uma curiosidade interessante acerca da relação entre os países.