Notícias - Horário Cultural

IMG_1751Em março deste ano, o golpe que instaurou o período da ditadura militar no Brasil completou 50 anos. Hoje (8), a fim de retomar o significado desta data para o país, o Colégio Nacional realizou um Horário Cultural diferente com os alunos do Ensino Médio. 

A luta pelos ideais de liberdade e democracia foi relembrada pelas turmas do 3º ano por meio de manifestações artísticas e um debate político. Em um ato simbólico, os alunos se apresentaram ao som de músicas que marcaram o período, como Cálice (Chico Buarque), Ouro de Touro (Raul Seixas) e Para não dizer que não falei das Flores (Geraldo Vandré). Logo depois, houve um debate sobre as consequências que 21 anos de ditadura trouxeram para a política, a economia, a educação, a cultura e, especialmente, para a democracia do país. 

IMG_1628

Ao final do Horário Cultural, cada aluno recebeu um lembrete onde constavam os nomes das vítimas da repressão, da tortura e do exílio. Mais de 300 pessoas mortas e desaparecidas durante esta, que foi uma das épocas mais violentas do nosso país. Todos se emocionaram muito e, com certeza, ficou o sentimento de que é preciso lembrar para nunca, nunca mais repetir.