Blog do Naça - Bullying é crime

Você sabia? 
O bullying é considerado CRIME no Brasil desde novembro do ano passado.

IMG_1787

A juíza Soraya Brasileiro, da 10ª vara civil de Uberlândia, esteve no Colégio Nacional durante a semana passada esclarecendo nossos alunos do Ensino Médio a respeito das implicações legais do bullying. Durante a visita, os alunos puderam tirar dúvidas sobre as consequências dessa prática para o agressor e entender as possibilidades de denúncia por parte da vítima. A visita de Soraya faz parte da campanha #nãoaceitebullying, promovida pelo Colégio Nacional entre abril e maio deste ano.

De acordo com a juíza, para que uma ação seja considerada bullying basta que a vítima se sinta agredida física ou emocionalmente, seja uma ou repetidas vezes. “Muitas vezes, a pessoa que sofre bullying não consegue expor que não gostou da ‘brincadeira’, mas é possível identificar muitas formas esse ‘não'; ele pode ser explícito ou tácito (subentendido)”, esclarece. Soraya reforça que existem meios de comprovar tanto a agressão física quanto emocional. “Os indícios da agressão podem ser verificados em ambos os casos. É possível pedir um exame de corpo delito para os casos de violência física, bem como um laudo psicológico para os casos de danos emocionais, por exemplo”, explica. 

Ainda segundo a juíza, uma vez identificado, o bullying  pode ser passível de uma sanção administrativa aplicada pela escola, em casos mais leves de bullying escolar, e chegar à pena de até três anos na cadeia em casos mais extremos, dentro ou fora da escola.

Como denunciar?

Se você é vítima de bullying ou conhece alguém que sofre com essa prática e deseja denunciar o caso, você pode procurar professores e coordenadores da sua escola e até mesmo comparecer à Promotoria da Infância e Juventude da sua cidade. 

Uberlândia
Pça Prof. Jacy de Assis – sem número – sala 63, Centro
Telefone: (34) 3228 8319

Araguari
Av. Cel.Teodolino Pereira de Araújo, nº 860, Centro
Telefone: (34) 3242 7408

Ituiutaba
Av. 9 – A – nº 45
Telefone: 34-3261-1032

Catalão
Edifício Sede, Sala T-25
Telefone: (62)3285-5429/3285-5439