Notícias - Ex-aluno Nacional é selecionado para workshop da ONU

2012-08-21 20.49.15

Fernando Lima, internacionalista e ex-aluno do Colégio Nacional.

Logo que concluiu o Ensino Médio no Colégio Nacional, Fernando Lima entrou para 1° turma de Relações Internacionais da UFU e hoje, recém-formado, está prestes a embarcar para o outro lado do mundo e participar de um workshop da Organização das Nações Unidas (ONU) para internacionalistas, que será realizado em novembro na cidade de Tóquio, no Japão. 

O workshop será direcionado para organizadores de Modelos de Nações Unidas (MUN’s) – eventos realizados por estudantes de Ensino Médio e universitários de Relações Internacionais que buscam entender o funcionamento de organismos internacionais como as Nações Unidas por meio de simulações. Segundo Fernando, o objetivo do curso é oferecer aos participantes uma maior compreensão acerca dos processos de negociação da Assembleia Geral e do Conselho de Segurança da ONU, além de orientá-los sobre formas de buscar mais precisão e eficiência nestes processos.

Sobre as expectativas em relação à viagem, ele afirma: “há sempre um mundo novo a explorar nos eventos das Nações Unidas. O contato com o staff da organização, a oportunidade de conhecer pessoas do mundo todo, fazer networking, ganhar novos conhecimentos técnicos no que tange aos processos decisórios das Nações Unidas. Isso tudo gera uma ansiedade muito grande, mas a sensação é boa; sensação de que ainda há muito a aprender e explorar, a sensação de que mais um sonho será realizado.”

fernando_japon

Carta de aceite da ONU confirmando a participação de Fernando no workshop Model United Nations (MUN).

O começo

Quando ainda andava como aluno pelos corredores da escola, Fernando Lima já se interessava bastante pelo cenário internacional. Foi assim que, ainda no Ensino Médio, ele e um grupo de colegas criaram, em 2008, a Simuna (Simulação de Relações Internacionais do Colégio Nacional), evento baseado nos MUN’s e que ao longo dos anos se consolidou como um dos mais importantes da escola. Na Simuna, os alunos assumem o papel de embaixadores, governantes, jornalistas, ativistas, com o desafio de representar o seu país no debate de problemas ambientais, econômicos, sociais e políticos do mundo contemporâneo.

Fernando nos conta que o incentivo dos professores foi decisivo: “simular foi um hobby que adquiri a partir da indicação de dois professores que muito admiro, Leandra e Délcio (professores de História), que me incentivaram e deram apoio para que eu desse os primeiros passos no mundo dos modelos.” Mesmo com certa bagagem, contando participações em mais de 20 simulações no Brasil e fora do país, em que exerceu diversas funções, como Secretariado, Mesa Diretora, Staff e Delegado, Fernando sempre procurou “voltar ao lar” e participar do evento que ele mesmo ajudou a conceber. Das sete edições da Simuna, Fernando esteve presente em seis, sempre com a mesma disposição em contribuir para o evento e seus participantes.  

Serviço

O workshop para o qual Fernando foi selecionado é organizado pela Meiji University em parceria com o Centro de Informação da ONU em Tóquio, no Japão. As inscrições para a seleção ficam abertas até 15/09 por meio do site http://outreach.un.org/mun/. Podem participar candidatos do mundo inteiro que preencham os seguintes requisitos: ser estudante ou educador, ter histórico de participação em MUN’s e compreender o idioma inglês.