Notícias - Mostra de Profissões 2014

IMG_7147

Palestra com Mônica Cunha. (Foto: Beto Oliveira)

Ontem (6), a unidade de Uberlândia do Colégio Nacional realizou a Mostra de Profissões 2014. O evento ofereceu aos alunos do Ensino Médio um verdadeiro circuito de atividades relacionadas a escolha profissional. A Mostra contou com stands de cursos da UFU (Universidade Federal de Uberlândia), oficinas oferecidas pela ESAMC (Escola Superior de Administração, Marketing e Comunicação) e pelo IFTM (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia), palestras de profissionais de diversas carreiras, além de mesas-redondas que trataram do tema que norteou esta edição do evento: “Trabalho = Profissão?”.

Trabalho = Profissão?

Em um mundo que caminha de mãos dadas com a tecnologia e com a comunicação globalizada, é natural que novas formas de trabalho se apresentem como caminhos alternativos às carreiras tradicionais para os nossos jovens – e mesmo como derivações destas carreiras. Sendo assim, o evento buscou, como um todo, promover uma reflexão a respeito da relação que construímos com o trabalho, ponderar o significado que ele tem em nossas vidas e questionar a construção individual que cada um faz em torno disso. “Será que para trabalhar precisamos ser profissionais? Todo profissional tem trabalho? Será?!”.

Para isso, nossos convidados fizeram parte de mesas-redondas que discutiram sobre os aspectos históricos, sociais e culturais do trabalho, apresentaram aos participantes novas carreiras, levantaram reflexões acerca do legado profissional dos pais, dividiram experiências de como começaram um sonho profissional do zero e de como decidiram recomeçar após uma mudança de área. 

IMG_20140806_153258

Stands universitárias. (Foto: Colégio Nacional)

Já nos stands da UFU, os alunos puderam trocar ideias com jovens universitários a respeito de diversos cursos de graduação, a fim de se informarem com relação à grade de disciplinas, às possibilidades de estágio e às aplicabilidades de cada curso em ambos os mercados profissional e acadêmico. As oficinas oferecidas pela ESAMC e pelo IFTM, por sua vez, tiveram como objetivo colocar os alunos em contato com a parte prática de cada curso, para que eles tivessem uma vivência, ainda que breve, daquilo que encontrarão ao ingressarem na universidade.

A Mostra foi encerrada com um super show da Banda Venosa, que agitou o público com o melhores sucessos do rock nacional e internacional. Além do viés cultural, a Mostra de Profissões teve, ainda, um caráter solidário. Na entrada do evento foram recolhidos 858 litros de leite que serão doados para instituições de caridade da cidade.

Ficamos felizes com o resultado do evento que, sem dúvida, cumpriu seu papel de auxiliar nossos jovens em sua escolha de vida, para que eles sejam profissionais realizados e conscientes de seu papel social.

Projeto Profissões

A Mostra de Profissões faz parte de um programa extenso de atividades realizadas ao longo do ano com os alunos do Ensino Médio com o objetivo de auxiliá-los em sua escolha profissional: o Projeto Profissões. Saiba mais aqui