Notícias - Alunos Nacional recebem homenagem da Câmara Municipal

Alunos do Colégio Nacional aguardam a sessão solene na Câmara Municipal de Uberlândia.

Ontem (19), estudantes de diversas escolas de Uberlândia, entre eles Ana Clara A. Jardim (2º Ômega), André M. Ribeiro (1º Épsilon), Camila P. Borges (2º Ômega) e Victória Pasqual (2º Mi), do Colégio Nacional de Uberlândia, receberam uma Moção de Aplausos concedida pela Câmara Municipal em razão de sua participação no projeto Parlamento Jovem Brasileiro. O Colégio Nacional também foi homenageado com a solenidade, recebida por Robson Carneiro, gestor do Ensino Médio da unidade. 

O Parlamento Jovem Brasileiro é um projeto realizado anualmente pela Câmara dos Deputados que tem como objetivo oferecer um espaço para que alunos de escolas públicas e privadas de todo o país possam conhecer e vivenciar o trabalho do poder legislativo, bem como exercer mecanismos de participação popular na elaboração de leis. Trata-se de uma jornada parlamentar, em que os jovens passam por todos os trâmites necessários para a submissão de um projeto de lei e para sua possível aprovação. Neste ano, Uberlândia formou a primeira turma do Parlamento Jovem da cidade e o tema discutido foi a terceira idade.

O gestor Robson Carneio recebe homenagem em nome do Colégio Nacional.

Eliphetele da Silva, coordenadora do projeto, explica a importância de iniciativas como essa, que buscam dar espaço ao jovem cidadão para o exercício da democracia: “aqui eles não simulam nada, eles participam mesmo, cultivam esse olhar para o outro, pensam em alternativas de melhorar a vida do outro. O Parlamento Jovem do interior, por exemplo, já chegou a elaborar e aprovar uma lei por meio da Comissão de Participação Popular, que foi o lanche para Ensino Médio de escolas públicas”, esclarece.  

A etapa regional do projeto Parlamento Jovem Brasileiro será realizada no dia 5 de setembro com participantes dos Parlamentos Jovens de Uberaba, Uberlândia, Conceição das Alagoas e Iturama. Na ocasião, os estudantes discutirão os projetos apresentados até o momento, com o objetivo de levar as propostas até a etapa estadual, que será realizada em Belo Horizonte.