Notícias - Papo Cabeça #AcreditoNoBrasil

noticiaA Copa do Mundo deixou saudades. Não foi desta vez que o Brasil levou a taça do hexacampeonato. Mas, ao mesmo tempo, guardaremos para sempre a emoção de um país que sediou, depois de anos, um evento tão importante, que abriu as portas do Brasil e de sua cultura para o mundo. 

Claro, estávamos desconfortáveis em relação à realização do Mundial no país diante de tantos problemas como corrupção, superfaturamento de obras, promessas não cumpridas e insatisfação com setores como a saúde e a educação. Decidimos nos posicionar. Para o Colégio Nacional, era possível sim torcer pela nossa seleção e curtir essa oportunidade única de uma Copa no Brasil, sem nos sentirmos apáticos diante de nosso papel enquanto cidadãos.

Assim nasceu um movimento na escola chamado #AcreditoNoBrasil. A iniciativa se tornou um site, que teve como objetivo oferecer ferramentas para que as pessoas pudessem exercer seu direito de cobrar das autoridades um desses pontos de insatisfação, que era (e ainda é!) a questão das obras não finalizadas. Criamos também, com a ajuda de nossos alunos, o mapa Fique de Olho, reunindo obras espalhadas pelo Brasil com status de atraso, superfaturamento ou abandono.

Com o fim da Copa e em meio à decisão eleitoral para os cargos de presidente, senadores e deputados, o Colégio Nacional quer mostrar que o Brasil TEM JEITO SIM e que o cidadão brasileiro tem tudo a ver com isso.  Acreditamos que não devemos colocar todas as nossas expectativas de mudanças apenas nos candidatos, mas também em nós mesmos. Devemos nos envolver mais profundamente com a política: sermos mais participativos, buscarmos informações, debatermos e agirmos mais, a fim de contribuir para o país com um voto maduro, consciente e para que, depois das eleições, saibamos cobrar dos governantes eleitos o que nos é de direito.

Por isso, estendemos a ação #AcreditoNoBrasil, realizada na Copa do Mundo, para esse contexto das eleições. O site continua com o mesmo propósito de oferecer ferramentas para que as pessoas se informem (Guia Eleições 2014), desta vez a respeito do processo eleitoral e dos mecanismos de participação popular nos governos, a fim de que exerçam, de fato, sua cidadania.

Além do conteúdo, a novidade da ação está no Papo Cabeça #AcreditoNoBrasil. Será um debate APARTIDÁRIO, com o propósito único de discutir a participação do cidadão brasileiro, principalmente do jovem, no cenário político do país. Luiz Carlos Azedo, Maurício Ricardo, Pablo Capilé e Supla são os convidados desse Papo Cabeça especial. O evento acontecerá no dia 18 de setembro, no Castelli Hall, e será aberto à comunidade. PARTICIPEM! A gente Acredita no Brasil. E você? Pronto para fazer sua parte?

 Acesse: www.nacionalnet.com.br/acreditonobrasil