Notícias - Aluna do Colégio vai para etapa estadual do Parlamento Jovem

Ana ClaraAna Clara A. Jardim, estudante do 2º Ômega, está entre os 4 estudantes da cidade selecionados para representar Uberlândia na etapa estadual do Parlamento Jovem Brasileiro que acontecerá em Belo Horizonte, nos dias 29 e 30 de outubro. O tema das discussões é o envelhecimento.

A ideia é que alunos de escolas públicas e particulares tenham uma experiência real do processo democrático do nosso país, mediante participação ativa. “É possível que as propostas, futuramente, se tornem efetivas. Todas as leis que estiverem no documento final de Belo Horizonte serão analisadas”, disse Ana Clara. Assim, os alunos têm a oportunidade de atuarem como Deputados Jovens, a partir de seus respectivos municípios.

A etapa regional do Triangulo Mineiro aconteceu no início do mês passado, em Uberaba. Esta fase foi composta por alunos das cidades de Uberlândia, Iturama, Conceição das Alagoas e Uberaba. Desse encontro, 12 propostas serão apresentadas em Belo Horizonte. Elas estão divididas nos seguintes subgrupos: direito ao envelhecimento com qualidade de vida; promoção da convivência intergeracional; e protagonismo social e político.

Segundo a estudante ainda destaca a importância dessas ações para a vida política em sociedade. “Estou me referindo ao papel que cada cidadão tem perante as responsabilidades de cobrar nossos direitos de forma burocrática, aos moldes do funcionamento de uma verdadeira Câmara, e ser consciente de seus deveres”, comentou. Ana Clara, e mais 3 alunos do Colégio receberam homenagem da Câmara Muncipal de Uberlândia pela participação nesse projeto.

O Parlamento Jovem é um projeto anual desenvolvido pela Assembleia Legislativa de Minas Gerais, em parceria com Câmaras Municipais de todo estado. Este ano, o projeto chega a sua 11º edição. Além de conscientizar os jovens de seu papel como cidadão político, há também um propósito concreto que é mostrar aos jovens os mecanismos e trâmites políticos.