Blog do Naça - Exposição de trabalhos tem como tema Agricultura Familiar

Feira Cultural-3Com o tema Agricultura Familiar, não faltaram propostas criativas e inovadoras para melhorar a vida no campo em mais uma edição do Fórum Nacional de Ação Cidadã (Fnac). O evento aconteceu nessa manhã (20/11) e contou com a participação de alunos, professores, equipe técnica e comunidade externa.

Além de criarem maquetes e apresentações em slides, os grupos também capricharam na decoração dos ambientes. Bancadas com frutas, alunos vestidos de cabra, berrantes, luzes especiais, folhas de árvores espalhadas pelo chão davam um charme a mais nas apresentações.

A Fazenda do Futuro trouxe como proposta a criação de um modelo sustentável de irrigação. Segundo Alfredo Inácio Marquez, integrante do grupo, a ideia é associar vários tipos de cultura com a mandala agrícola, “onde no centro dela existe um tanque para criação de peixes e a água deste tanque é usada para irrigação dos ciclos, em que um deles é o de subsistência”.

Outro trabalho foi a “Vermicompostagem”, do 2º Eta, onde os alunos mostraram uma alternativa criativa na hora de adubar a terra. Através de pesquisas e experimentos eles mostraram que é mais viável trocar o adubo químico e o esterco por um fertilizante mais ecológico: as minhocas californianas. Para Emília Gouveia Guimaraes, o uso de agrotóxicos na agricultura familiar não é necessária. “Eles são caros e são prejudiciais ao meio ambiente. Então a nossa ideia é usar uma alternativa mais ecológica.”

No total foram apresentados 18 trabalhos baseados em pesquisa de campo, entrevistas com especialistas, ou em livros especializados nos temas. Confira a lista completa dos grupos aqui: Participantes FNAC 2014 

O Fórum faz parte do projeto Ciência & Cidadania (C&C) que tem o objetivo trabalhar com os alunos as práticas que integrem a pesquisa científica, a proposição de soluções criativas e viáveis para problemas comunitários, em um exercício de cidadania que vai além da realidade imediata.