Institucional - Projeto de Ciência e Cidadania premiado em conferência internacional da UNESCO

Premiacao-Nagoya-Chamada-RedesDurante a Conferência Mundial de Educação para o Desenvolvimento Sustentável, em Nagoya – Japão, o Colégio Nacional recebeu como premiação, a publicação na revista especializada da UNESCO, do artigo sobre as atividades didáticas desenvolvidas no Projeto de Ciência e Cidadania, com alunos do Ensino Fundamental II.

A revista especializada, que tem por objetivo incentivar as ações de preservação ambiental e de sustentabilidade, apresentou os fundamentos do Programa “Tem Jeito Sim” (formação da cidadania focada no bem comum; construção de sujeitos históricos que encontram em suas histórias de vida pessoal, o entendimento sobre os acontecimentos de seu tempo e espaço; autonomia moral e intelectual focada no trabalho como forma de materialização do conhecimento) e a Sequência Didática empregada pelos professores em sala de aula, com o intuito de disseminar por todo o mundo, práticas docentes que empreguem os princípios da Carta da Terra e levem à conscientização de educadores e educandos sobre a necessidade de respeitar e cuidar da comunidade da vida, proteger e restaurar a integridade ecológica, buscar a justiça social e econômica, buscar a democracia, a não violência e a paz.

Segundo Cleide Cabral Alvares, integrante do Núcleo Pedagógico do Colégio Nacional, o Programa “Tem Jeito Sim” no Ensino Fundamental II é orientado pelo Projeto “Eu Com” que tem por objetivo despertar, nos alunos, procedimentos e atitudes sustentáveis que auxiliem na melhoria da qualidade de vida das pessoas através da cultura da paz e da preservação do meio ambiente.

A revista intitulada “The Heart of the Matter: Infusing Sustainability Values in Education – Experiences of ESD with the Earth Charter” foi apresentada no início de novembro e contou com artigos de escolas do Brasil, Grécia, México, Alemanha, Itália, entre outros. O artigo encaminhado pelo Colégio Nacional encontra-se na página 42, está escrito em língua inglesa e será brevemente disponibilizado em língua espanhola.  Clique aqui para ver o texto na íntegra: Artigo Projeto Ciência e Cidadania

Esse reconhecimento, assim como o selo das Escolas Associadas à UNESCO – PEA é fruto do trabalho em equipe formada por Assessores Pedagógicos, Gestores, Coordenadores Pedagógicos, Coordenadores de Área, Professores e toda a Equipe de Apoio à Ação Educativa que num trabalho conjunto buscam a excelência e a qualidade do ensino.

Essas conquistas trazem a certeza de que estamos trilhando o caminho certo e principalmente, nos deixam conscientes da responsabilidade em fazer desse Planeta um lugar aprazível onde o ser humano viva de forma harmônica, sustentável e pacífica.

Parabéns a todos que trabalham conosco por uma Educação de Qualidade Para Sempre: Cuidar de si, Cuidar do Outro, Cuidar Desse Lugar!