Blog do Naça - Alunos do Colégio Nacional vencem Torneio de Robótica em Belo Horizonte

Foto 11No último final de semana (05 e 06/12), alunos do Ensino Médio do Colégio Nacional de Uberlândia, representados pela equipe Titanium ficaram em primeiro lugar no Torneio de Robótica First Lego League  promovido pelo SESI, no Centro Universitário de Belo Horizonte (UniBH).

A equipe Titanium é formada pelos alunos Lucas Moraes Costa e Marcos Paulo Oliveira Gomes (2º Capa), Júlia Resende Santana Vieira (1º Gama), Ramon Capanema Abrão e João Victor Pereira Jarczewski (2º Épsilon). Os professores Lamon Filho, Felipe Schmal e a tutora Raphaela Castro auxiliaram o grupo durante todo o processo.

O Torneio faz parte de uma competição que acontece em 3 níveis: regional, nacional e mundial. Os alunos concorreram com equipes de várias escolas da região sudeste, no total foram 32, sendo que apenas 6 passaram para a próxima fase. O desafio era criar uma solução inovadora que aperfeiçoasse a experiência de aprendizado.

Os alunos trabalharam durante 6 meses para criarem o robô e para elaborarem um projeto que aliasse educação e tecnologia. Já o projeto apresentado teve como tema a educação financeira para crianças. Para isso, eles desenvolveram um cofrinho diferente de todos os outros. Este possui um visor que possibilita saber a quantidade exata de moedas existentes dentro dele. Toda vez que uma nova moeda é colocada no cofre, o valor é atualizado. O objetivo é alcançar o público infantil de modo informal e ensiná-las a pouparem desde cedo. Teoria e prática são colocadas lado a lado, pois a criança reconhece a necessidade da poupança ao mesmo tempo em que economiza.

Segundo Lucas Moraes,  o diferencial foi o trabalho em equipe e o respeito mútuo entre os integrantes. “Pelo fator tempo, decidimos nos dividir em dois setores: um focado mais na parte do projeto de pesquisa e outro na parte do robô. Porém, a nossa equipe nunca esteve polarizada, uma vez que todos estavam por dentro de todas as etapas de nosso desenvolvimento”, comenta.

 A equipe ganhou em todas as categorias do torneio: a classificação geral, desempenho do robô e o campeonato de mesa. O tornei nacional acontece em Brasília entre os dias 13 e 15 de março de 2015. “Estamos realmente muito animados para a etapa nacional e vamos com o objetivo de representar Uberlândia e Minas Gerais, além de nos divertir”,  disse Lucas.

A fase mundial acontecerá nos Estados Unidos e África do Sul. O estudante entende essa vitória como fruto de muito trabalho e dedicação. “Tenho certeza de que vamos conseguir uma boa colocação no torneio nacional e, se tudo der certo, poderemos representar o Brasil no exterior”, conclui.

O SESI é o organizador oficial da competição no Brasil. O torneio é realizado em parceria com o Grupo LEGO (Dinamarca) e a organização americana FIRST (For Inspiration and Recognition of Science and Technology).

 

Confira as fotos:

Foto 23