Blog do Naça - Projeto de Monitoria é desenvolvido no Ensino Médio

IMG_0509Os alunos do Ensino Médio ganharam uma força extra na hora de estudar. A Monitoria Júnior é um projeto que tem por objetivo incentivar a troca de experiência e conhecimento entre os próprios alunos.

Quem queria se tornar monitor precisou passar por um processo de seleção dividido em 2 etapas. A primeira foi a aplicação de uma prova escrita referente à área de conhecimento desejada. Para a segunda fase foi realizada uma dinâmica de grupos. Os alunos, separados em duplas, tinham que explicar ao colega uma questão referente à disciplina que concorriam. Ao final foram selecionados mais de 50 monitores que darão assistência aos alunos do 1º ao 3º ano.  

As monitorias acontecem no contra-turno das aulas regulares em algumas salas de aulas e na midiateca da unidade. A carga horária é 4 horas semanais, divididas em atendimento e acompanhamento ao professor.

O trabalho, implantado em maio de 2015, pela direção e a coordenação do Ensino Médio, gera expectativas. Para Mirlei Castro, coordenadora pedagógica desta unidade, a maior importância se percebe no crescimento individual dos alunos. “Compartilhar sua expertise com outro eleva o grau de compreensão do assunto abordado. Isso faz com que haja uma melhora no rendimento de ambos os alunos envolvidos no processo, tanto o monitor quanto o colega”, comenta.

Confira as imagens: