Notícias - Luz, câmera, ação!

IMG_6577Foram 3 dias de intenso aprendizado e um filme gravado. O Naça realizou, de 11 a 13 de março, um Laboratório de Produção Audiovisual para estudantes do Ensino Médio. A orientação coube ao cineasta Marcelo Paes de Carvalho, do Rio de Janeiro. 

Primeiramente, houve uma apresentação geral, seguida pela parte teórica. Cada estudante aprendeu as diferentes funções existentes em um set de cinema e como cada uma desempenha um papel específico e extremamente importante na construção do filme. Na prática, manusearam instrumentos como câmeras e microfones, conduzindo uma entrevista com os monitores do evento.

O projeto culminou na construção de um roteiro com a temática “Poderíamos ser amigos, mas não conversamos”, que discute a falta de interação entre as pessoas nos dias de hoje. É importante salientar que o assunto foi retirado da temática da UNESCO, que considerou 2016 o ano do entendimento global.

Nos dois últimos dias, cada estudante pode experienciar uma função como produtor, diretor de arte, de fotografia, diretor geral ou técnico de som, durante as gravações das cinco cenas do vídeo. Por último, cada grupo editou separadamente sua cena, que será integrada às outras gerando o produto final.

Para o Naça é importante possibilitar experiências como esta, ensinando que a educação está em todo momento e que o cinema pode ser uma grande possibilidade de construção de um entendimento global e de uma paz duradoura entre os seres humanos.

Confira abaixo a galeria com as fotos do curso: