Notícias - Em ‘tour’ por vários países, bonecos “Duda” e “Dodó” visitam o Colégio Nacional

14182613_10206810436569119_1062949029_nO Naça foi convidado e está participando do PRESENÇA, um projeto da RedSOLARE Brasil. A ideia é reunir pais, familiares e estudantes para, juntos, criarem e distribuírem bonecos de pano em espaços públicos, conscientizando a sociedade para temas relacionados à primeira idade, como a segurança e a valorização da brincadeira, da criatividade e do lúdico, deixando de lado o excesso de consumo.

O Projeto PRESENÇA foi criado em Salvador – BA, no ano de 2012, com o nome “Ausência Gera Violência. Marque PRESENÇA!”. A ação foi idealizada pelo comitê gestor do Polo Bahia da RedSOLARE Brasil, com a liderança da educadora Marilia Dourado. Os bonecos originais, “Duda” e “Dodó”, já percorreram vários países e ficaram expostos na Unidade de Educação Infantil e Ensino Fundamental do Colégio Nacional, em Uberlândia.

No Colégio Nacional, o projeto será desenvolvido de forma contínua, junto com as famílias e os estudantes da Educação Infantil e dos Ensinos Fundamental I e II. Foram realizados, até momento, 5 encontros e os bonecos já estão sendo construídos. As reuniões são quinzenais, sempre às quartas-feiras. Nelas, as crianças desenham o boneco, que é, em seguida, produzido pelos pais ou responsáveis. “O adulto dá vida a uma representação feita pela criança”, afirmou a Consultora Pedagógica Cleide Cabral.

 O objetivo é distribuir os bonecos em praças, durante a Semana da Criança, presenteando outras crianças que passarem pelo local, como forma de apropriação do espaço público, levando-as a frequentar as praças e promovendo, por meio de jogos e brincadeiras lúdicas, uma infância de qualidade. A ação ganhou repercussão no mundo, em países, como Argentina, Chile, Colômbia, Costa Rica, Guatemala, México, Peru, Uruguai, Paraguai, República Dominicana, Portugal, Angola, Moçambique, África do Sul, Itália e Panamá.