Notícias - 100 anos da música brasileira

IMG_8780O professor Rogério Tadeu “Curtt”, de Língua Portuguesa, realizou nesta manhã (16/09), uma aula facultativa para os estudantes do Pré-Vestibular, abordando a importância da música brasileira. A ideia foi trazer a história da música no caráter discursivo,  demonstrando sua importância política e social. O projeto trabalha a trajetoria do samba, sertanejo, rock, MPB, Tropicalismo e outros gêneros musicais, de modo a atender a proposta do ENEM em relação às artes em geral.

Para o professor Curtt, a música é uma manifestação cultural extremamente importante e, por meio dela, é possível entender os discursos de cada época e as temáticas dos diferentes gêneros. É importante recordar que a prova do ENEM se apropria das artes em geral na composição de questões. Já cairam perguntas sobre xaxado, baião e propostas de redação envolvendo músicas dos Titãs e outras bandas. “O curso começa em 1917 com a gravação do primeiro samba brasileiro ‘Telefone'”, afirmou Curtt, “É importante recordar que o samba que era marginalizado acabou por se tornar patrimônio da humanidade”, completou ele.

Aqueles estudantes que, por ventura, não conseguiram participar da aula e têm vontade, podem se inscrever na Secretaria do Pré-Vestibular (Av. Araguari, 100) para uma nova sessão no dia 23/09 (sexta-feira) , das 14h15 às 18h30. Vagas limitadas.