Notícias - Aprender brincando

IMG_0221As crianças do 1° ano do  Ensino Fundamental I participaram hoje do início do projeto “Brincar: Isso Sim é Ser Criança”. A ideia surgiu da observação feita pelos educadores de que as crianças questionavam o escasso tempo para brincar e, a partir daí, demonstravam falta de interesse com as aulas, cansaço e baixo aproveitamento em suas produções. O objetivo do projeto é garantir espaço e tempo de aprendizagem aos estudantes, dando a oportunidade a eles de vivenciar a prática de ações da vida cotidiana, as brincadeiras do faz de conta, a representação de papéis sociais, as interações e relações, o lúdico e as brincadeiras infantis entre as crianças.

Como toda ação realizada no Colégio Nacional, que segue a Pedagogia da Escuta de Loris Malaguzzi, as crianças foram colocadas no centro do projeto, com a realização de uma roda de conversa para que compreendessem a importância do mesmo. Em seguida, os próprios alunos elaboraram um convite e participaram de uma reunião com os pais, de modo a resgatar a importância da brincadeira do faz de conta no desenvolvimento infantil, formando grupos de pais para organização da “Casinha Amarela”.

Foram arrecadados utensílios, móveis e objetos pessoais entre as famílias das crianças, para construir um espaço que vinculasse emocionalmente a escola e a família, para que, enfim, o espaço/tempo fosse inaugurado e utilizado nas atividades do Projeto Habilidade de Vida. A ideia é doar todos os brinquedos ao final do ano, encerrando assim o projeto e recomeçando-o no ano letivo seguinte. As educadoras responsáveis pelo projeto são as professora Deise Almeida, Aline Rodrigues e Alessandra Silva, com coordenação pedagógica de Andréa Afonso Borges e Assessoria Pedagógica de Cleide Cabral.