Notícias - Diretor do Colégio Nacional realiza Formação de Professores na E.E. Segismundo Pereira

16832287_1269119303167884_993501074311447563_nNo último sábado (18/02), o professor Robson Carneiro – Diretor da Unidade Rondon – realizou uma formação com mais de 60 professores da rede pública de educação. O evento se passou na E. E. Segismundo Pereira, no bairro Santa Mônica, e foi uma intervenção direta do diretor Cleverson Alves, com o objetivo de capacitar os docentes para analisar e elaborar itens do Enem. 

Durante a parte da manhã, foi realizada uma discussão  sobre o processo de cálculo da nota, utilizando a Teoria de Resposta ao Item (TRI). Neste momento, o professor Robson mergulhou nas questões mais técnicas, como a Escala de Proeficiência e as curvas características do ítem. Este conteúdo foi fundamental para que os professores aprendessem a calcular a nota e refletissem sobre as habilidades gerais, chegando à conclusão de que uma prova com questões fáceis cria uma tendência a diminuir a nota geral e vice-versa.

Em um segundo momento, o grupo fez análises de questões do Enem, atentando-se para o contexto, a situação problema, o descritor, o enunciado, os destratores, as competências e habilidades. A partir de então, houve a apresentação do guia de elaboração de itens do Enem, para que os professores pudessem se aventurar na elaboração de seus itens. Esta Formação fortaleceu a relação de parceria entre o Colégio Nacional e as escolas estaduais de Uberlândia. Com o sucesso da empreitada, há a pretensão de se criar um cronograma de ações conjuntas, do Naça junto às escolas públicas.

Confira fotos do evento: