Notícias - ENEM 2017 terá várias mudanças!

31122013134435O Ministério da Educação (MEC) anunciou, nesta manhã (09/03), uma série de mudanças que serão adotadas a partir do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) deste ano. Confira abaixo:

  • Mudança da data de aplicação;

Anteriormente aplicado em um final de semana, o exame passará a ser realizado em dois domingos consecutivos, nos dias 5 e 12 de dezembro. O edital está previsto para o dia 10 de abril e as inscrições estarão abertas entre 8 e 19 de maio.  O resultado será publicado no dia 19 de Janeiro. Solicitações de tempo adicional ou atendimento especial devem ser feitas no momento da inscrição.

  • Alteração na ordem das questões;

No primeiro domingo serão aplicadas as provas de Linguagens, Ciências Humanas e Redação, com 5h30 de duração; no segundo domingo, dia 12, serão aplicadas as provas de Matemática e Ciências da Natureza, com 4h30 de duração.

  • O Exame não servirá mais como certificação do Ensino Médio;

Esta função voltará a ser do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja).

  • Cadernos de Prova serão Personalizados;

Por questão de segurança, os caderos de prova serão identificados com nome e número de inscrição na capa. Já os cartões de resposta serão encartados nas provas. As tradicionais quatro cores dos tipos de prova serão mantidas.

  • Isenção da Taxa será verificada no CadÚnico;

A verificação da veracidade dos dados deverá ser checada no CadaÚnico, um banco de dados do Governo Federal. Caso haja comprovação de fraude, o indivíduo perderá direito ao benefício. Caso não compareça à prova, o beneficiário deve apresentar comprovação por meio de documento oficial ou atestado médico para ter direito à isenção no ano seguinte. 

  • Fim do anúncio de resultados por Escola;

O MEC não vai mais divulgar os dados tabulados das notas dos estudantes por escola. Segundo a educadora Maria Inês Fini, isto vai de encontro às reclamações feitas por especialistas que alegavam que tal prática não era o objetivo do Exame.