Notícias - Linhas das gerais

WhatsApp Image 2017-06-07 at 17.27.08 (1)Uma viagem entre a tradição e a vanguarda mineira. Quais palavras teceram os teares mineiros que nos fizeram um povo de uma história tão única? Que caminhos andamos, que minas cavamos, que metais, que prata, que ouro, que pedras, de quanta preciosidade é feita essa terra? Quantos causos: indígenas, bandeirantes, inconfidentes! Muitas e muitas histórias…. Mas em 2017 lugar de criança é no quarto com celulares e tabletes, o mundo lá fora vemos em uma tela! Será? Não!!! Pronto está o desafio, sair com a nossa galera para as ruas, para os museus e para a natureza: é nesses lugares que os pequenos observarão, cara a cara, o que aprendem em sala de aula e, mais do que isso, desenvolverão uma visão própria do mundo.

O projeto Linhas das Gerais almejou trabalhar com os alunos do 7º ano alguns conteúdos que estão nos livros, mas que os olhos ainda não haviam visto, refletindo sobre a proposta da UNESCO que elegeu2 017 como o Ano Internacional do Turismo para o Desenvolvimento Sustentável. A aventura começou no  Hotel Fazenda dos Igarapés, lugar preservado que guarda as tradições da roça, a mineiridade de nossos avós, o contato com os animais, o tirar e beber um leite direto da vaca, aquele  animal onírico dos quadros de nossas antigas casas.  

Em Belo Horizonte  houve um passeio pelo tempo em que Oscar Niemeyer projetou as mais curvilíneas intenções no Complexo da Pampulha. Os estudantes também visitaram o Museu de Minas e Metais, a matéria prima que enriqueceu navegantes, países, histórias concretizando este olhar ao chegar ao Museu de Ofícios, o lugar que mostra a cultura e jeito de trabalhar que construiu  as Gerais.

Uma atemporal caminhada pelo Inhotim tomou todo um dia,  convidando os olhos dos pequenos a apreciar a beleza e realizar uma reflexão. A ideia da viagem foi promover a alteridade das crianças através do contato com produções artísticas e culturais de outros lugares; alargando e aprofundando o horizonte de conhecimentos sobre a cultura regional, bem como aguçando a sensibilidade dos estudantes em relação a sua própria identidade.

Além disso houve um trabalho com a galerinha em relação às atitudes: mostrando, na prática, como ser responsável com suas coisas, cuidar do dinheiro que os pais dão, cuidar de seus objetos pessoais, entendendo que trabalhar em grupo exige pontualidade, cuidado consigo e com os colegas. Linhas das Gerais ligou pontos dessa tão rica história e escancarou a identidade tão mineira da nossa terra.

Confira fotos da viagem: