Notícias - Experienciando o LIV

O Colégio Nacional realizou, no último sábado (26), um encontro do LIV (Laboratório Inteligência de Vida) direcionado a pais e responsáveis de estudantes. O projeto visa desenvolver o autoconhecimento e o aprendizado da Inteligência Emocional, estimulando uma geração de estudantes que consegue lidar com suas vidas de maneira mais responsável e saudável. “Entender tudo de Ciências, Matematica e Geografia não é suficiente hoje em dia, por isso é fundamental uma disciplina que convide o aluno a desenvolver habilidades sócio-emocionais, somando a à inteligencia cognitiva e possibilitando que ele venha a tomar melhores decisões na vida”, disse o Diretor Wagner Machado.

A ideia principal é a de que uma disciplina não pode se responsabilizar pela mudança de atitude das pessoas e que todos os profissionais e a comunidade escolar sejam imersos, respirem e trabalhem de acordo com os conceitos do LIV. Para isso, o Naça convidou os pais e responsáveis para um a aula demonstrativa, na qual eles vivenciariam a experiência da disciplina.

Às 09h, houve um a leitura inicial e um debate sobre o livro “Ostra feliz não faz pérola”, de Rubem Alves, seguida da apresentação da equipe de professores e colaboradores do colégio. Em seguida, o professor Marlon Oliveira conduziu o público para a sala 3E e realizou com eles uma importante dinâmica. A proposta era construir uma boca em conjunto, de modo que estimulasse o trabalho em grupo e simbolizasse a expressão de sentimentos e emoções, que muitas vezes ficam guardados apenas para si.

Após uma conversa sobre os temas levantados, todos foram movidos para outra sala, a fim de assistir a um dos episódios da série “Anexo 11”, criada pela Eleva Educação e utilizada em sala de aula para, por meio da ficcionalização, promover o debate de temas sensíveis com os estudantes. “O evento mostrou que a proximidade do pai na discussão com a escola é fundamental”, completou Wagner.

Confira fotos do evento: