Notícias - Aula de Expectativa para acalmar os corações aflitos…

Para uma criança, mudanças são bem complicadas. É só imaginar que ela esteja estudando em um local, tem seus amigos e amigas, professores e professoras, todo um ecossistema social definido que já faz parte de sua rotina e no ano seguinte, tudo isso muda. É difícil entender o novo ambiente logo de cara, por isso, no Colégio Nacional, organizamos as chamadas “Aulas de Expectativa”. A ideia é criar um momento na escola para que os estudantes que estão vindo do nível de ensino anterior possam vivenciar a experiência a ser enfrentada no ano seguinte. 

“Colocamos o pessoal do 6º ano em contato com o do 5º para trocar experiências, a proposta é conseguir, através da vivência com o outro, um pouco da noção do que será vivido no ano seguinte”, afirmou Vanessa Álvares, coordenadora do Ensino Fundamental II. Além de confortar os corações ansiosos, a aula serve para mostrar como será a nova estrutura de ensino das crianças, já que do 5º para o 6º ano, os estudantes saem das unidades de Educação Infantil e Fund.1 (Ibiporã e Uirapuru), deslocando-se para as unidades Rondon e México,  onde cursarão o Fund. 2 e Médio.

Ao término de cada nível do Ensino Regular, os alunos passam por um Rito de Passagem que simboliza a nova fase de aprendizado. A “Aula de Expectativa faz parte deste rito. É um espaço aberto para falar das curiosidades deste segmento e realizar o acolhimento antecipado dos estudantes. As crianças vivenciaram a dinâmica das aulas e foram recebidas com apresentações teatrais e culturais. “Os estudantes vieram, conheceram a escola, tiveram acesso à arte, à cultura, conheceram professores e ampliaram sua visão”, finalizou Wagner Machado, diretor da Unidade México.

Confira fotos: