Notícias - Inscrições para o ProUni 2018 vão até sexta-feira (09/02).

Começaram hoje (06/02) as inscrições para a primeira edição de 2018 do Programa Universidade para Todos (ProUni). O ProUni é uma iniciativa do Governo Federal visando a inserção de alunos carentes no Ensino Superior. Os estudantes beneficiados ganham bolsas parciais ou integrais em universidades particulares. A inscrição pode ser realizada até às 23h59 de sexta (09/02) no site oficial do programa: CLIQUE AQUI PARA SE INSCREVER!

A seleção é realizada nos moldes do Sisu. O aluno se inscreve para 2 cursos de sua preferência no sistema e, uma vez por dia, é calculada a nota de corte com base no número de vagas e nas notas dos inscritos no curso em questão. Durante os 4 dias, o estudante também pode alterar o curso e analisar a melhor maneira de conseguir sua bolsa. Segundo o MEC, o número de bolsas disponibilizadas neste ano é o maior da história do programa, são 113.863 integrais, das quais 37.604 para cursos de educação à distância (EaD) e 129.124 bolsas parciais.

Para participar do Prouni, o candidato deve se encaixar em algumas regras específicas:

  • Ter cursado o Ensino Médio integralmente em escola pública ou em escola privada como bolsista integral;
  • Pessoas com deficiência e professores da rede pública que exercitam o magistério não precisam de comprovação de renda e têm direito a participar do processo;
  • Ter participado do Enem 2017;
  • Ter um aproveitamento no Enem 2017 maior do que 450 pontos e não tirar zero na redação;
  • Para bolsa integral, a renda familiar não pode ser maior do que 1,5 salários mínimos;
  • Para bolsa parcial (50%), a renda não pode exceder os 3 salários mínimos.

É importante realçar que o estudante que for aprovado no ProUni precisará comprovar documentalmente que se encaixa nas regras acima descritas.