Notícias - Programa de Educação Nutricional

No Colégio Nacional, desde o início deste ano letivo, os lanches passaram a ser servidos de forma coletiva, em mesas, estilo buffet, espalhadas pelos pátios, formando pequenas ilhas de alimentos variados e saudáveis, que incluem frutas e sucos, chá, leite, pães, opções integrais, vitaminas, iogurtes e outros, sempre naturais e/ou pouco processados. O cardápio é balanceado, nutritivo, variado e saboroso, produzido dentro da própria escola.

A decisão de estender o lanche coletivo, que já era praticado na Educação Infantil e Ensino Fundamental 1, para os estudantes do Fundamental 2 e Ensino Médio foi tomada com base em estudos específicos e, pedagogicamente, busca despertar o olhar das crianças e adolescentes para questões mais amplas como sustentabilidade, respeito e igualdade.

O PROGRAMA DE EDUCAÇÃO NUTRICIONAL do Colégio Nacional foi elaborado considerando cinco pontos principais. São eles:

  • SAÚDE

As dietas, atualmente, envolvem, em sua maioria, alimentos ultraprocessados, que culminam na manifestação, cada vez mais precoce, de doenças crônicas, como obesidade, diabetes, cardiopatias e hipertensão. Oferecer cotidianamente opções saudáveis e saborosas é fundamental e acaba por promover o conhecimento de diferentes tipos de alimentos, o interesse por uma alimentação nutritiva e a busca pela mudança de hábitos.

  • CONVIVÊNCIA

A convivência na escola é um exercício social, fortalece as relações e constrói laços. O Programa de Educação Nutricional proporciona um espaço de convivência onde as necessidades individuais e coletivas devem ser levadas em consideração. A área destinada ao lanche é favorável à boa convivência; cabe ao estudante ser educado, se importar com o espaço e com as necessidades do outro, criando, desta forma, um ambiente agradável e harmonioso a todos.

  • CONSUMO CONSCIENTE

Nossas escolhas de consumo são responsáveis pela construção de um mundo social e ambientalmente melhor ou pior. Pensando nisso, os alimentos ofertados no lanche do Colégio Nacional visam o bem individual e do planeta. São escolhidos considerando os aspectos ambientais, sociais e econômicos. Esperamos, com isso, que nossos estudantes sejam despertados para o consumo consciente, não somente alimentar, mas em outras esferas da vida, como uma prática cotidiana e natural, com solidariedade, responsabilidade, participação social e cidadania.

  • EQUIDADE

Existe um processo histórico que reforça as desigualdades sociais, culturais, raciais e de gênero. Dentro do ambiente escolar, este processo pode acontecer durante o lanche, já que os estudantes possuem condições diferentes para a compra do alimento. Com a oferta livre, coletiva e igualitária, todo o público escolar passa a ter acesso aos mesmos produtos na hora do lanche.

  • SUSTENTABILIDADE

A sustentabilidade está envolvida tanto no processo de produção de alimentos quanto em seu consumo. O Programa de Educação Nutricional do Colégio Nacional foi planejado considerando seus três principais pilares: sustentabilidade ambiental, econômica e social, que podem ser observados a partir da:
• produção de alimentos dentro da unidade escolar, reduzindo a necessidade de embalagens;
• utilização de frutas e hortaliças frescas;
• adoção de utensílios permanentes, eliminando os descartáveis;
• higienização de copos e utensílios por meio de lavadoras industriais (economia de 80% de água).

 

  • ORIENTAÇÕES

– Pegue um prato, um copo e sirva seu lanche;
– Não desperdice!
– Abra espaço para que seus colegas também possam se servir;
– Descarte corretamente os resíduos que você gerou;
– Coloque os copos e pratos nos locais específicos para este fim.