Notícias - Uma noite mais do que especial!

Ocorreu ontem (02/05), na unidade Uirapuru, a Reunião Geral do Colégio Nacional, com a presença dos mais de 400 colaboradores que trabalham na empresa. O evento começou com uma fala de Dalva Rodrigues, diretora da unidade em questão, dando as boas vindas à comunidade naquele espaço. Em seguida, houve a apresentação do “Canta Naça!”, coral formado pelos funcionários da escola. Foram cantadas duas músicas de um repertório voltado para o amor: “Amor, I love you” e “Andança”, emocionando e alegrando os presentes. 

Stoessel Ribeiro, Diretor-Operacional do Naça, falou sobre a evolução da escola até o momento atual, com a saída do modelo de expansão por franquias em outras cidades para o conceito de expansão local, com o objetivo de tornar o Colégio Nacional em Uberlândia uma referência mundial em educação, de forma inovadora e sustentável. Tal mudança demandou uma série de adaptações, inclusive na forma de gestão com a centralização de setores dedicados em serviços em uma só empresa.

Stoessel ainda retomou uma discussão realizada 4 anos antes, segundo a qual foi feito um levantamento de problemas históricos relacionados a RH, Gestão Financeira, Sustentabilidade e Comunicação. Para resolver estes problemas, foram criados comitês, com a participação de colaboradores de todas as unidades, que se reúnem fora da rotina de trabalho para pensar em soluções inovadoras. Segundo ele, os comitês têm o propósito maior de serem canais de captação de ideias e projetos de todos os colaboradores do colégio.

Em seguida, Alex Andrade, Gestor Financeiro, deu um panorama do crescimento, dos investimentos ao longo dos últimos anos e dos próximos a serem realizados em reformas e aquisição de bens, contratação de novos colaboradores, capacitação e formação de professores, além de mostrar como tudo refletiu no crescimento do número de estudantes matriculados na escola. Cada comitê, representado por um membro do mesmo, apresentou os projetos realizados, as pautas futuras e os membros das equipes.

O Comitê de Orçamento, idealizado com o propósito de desenvolver projetos para criar uma cultura de gestão democrática e estratégica, foi representado por Bianca Mendonça. Em sua fala, ratificou a importância do planejamento como um grande instrumento de navegação que permite à empresa trilhar um caminho constante rumo à perenidade e à sustentabilidade.

Viviane Santos, a representante do Comitê de RH, explanou sobre os desafios no desenvolvimento de projetos e políticas com o intuito de transformar o Colégio Nacional na melhor escola para se trabalhar no país.

Clarice Vitorino, coordenadora do Comitê de Comunicação, discorreu sobre a necessidade de buscar oportunidades de melhorias no processo de comunicação, tornando-a mais eficiente no cumprimento de seu papel de informar e alinhar todos os colaboradores em questões como a cultura, o propósito e os objetivos da organização.

O Comitê de Sustentabilidade, coordenado por Débora Andrade, entrou logo em seguida. Dentre as pautas abordadas, estiveram as ações desenvolvidas ao longo do último ano com o propósito de fortalecer e ampliar o pensamento ecológico e sustentável na comunidade escolar, com reflexos em toda a sociedade. Ainda houve um momento para agradecer e presentear os membros das equipes de Serviços Gerais e Alimentação pela dedicação e parceria nos projetos do Comitê. Tiago Zavickis, sócio diretor da SunWise, teve como tema central a energia renovável e alternativas para uma nova matriz elétrica brasileira, além da adoção de um modelo de geração distribuída com ações para garantir melhor eficiência energética no colégio.

O Consultor Pedagógico Thomé Caires retomou os desafios da instituição para crescer com qualidade diante de uma sociedade em constante mudança. Deixou a mensagem de que toda a equipe deve amadurecer e se manter antenada a essas mudanças, buscando atender melhor e propor soluções à comunidade e à sociedade em que estamos inseridos. 

O “Canta Naça!” voltou ao palco para uma última canção “Como é grande o meu amor por você”, encerrando o encontro com a expectativa de muito trabalho e inovações para o ano que se segue. O coral se constitui como um projeto para integrar colaboradores de todos os setores das unidades do Colégio Nacional, promovendo o aprendizado e a valorização da cultura, que já fazem parte do DNA da escola.

Confira fotos: