Notícias - Registrando vídeo-poesias

“A primeira meta da educação é criar homens que sejam capazes de fazer coisas novas, homens que sejam criadores, inventores, descobridores”. (Jean Piaget)

A professora de Língua Portuguesa Dúnnia Hamdan preparou aulas especiais com os estudantes do 7º ano. A matéria em questão era o gênero textual Poema. Dentre os tópicos de discussão do conteúdo, esteve a questão estrutural, com divisão em versos e estrofes, construção de rimas (e ausência delas), o lirismo e a associação do Poema ao gênero textual Letra de Música. A partir de então, iniciaram a conversa sobre a abordagem de temas em Poemas e Letras de Músicas, já que há diversas maneiras de expressar sentimentos, emoções e ideologias em ambos os gêneros.

Após os diálogos e as trocas de experiências, os estudantes foram orientados que, em duplas ou trios, escolhessem um tema que inspirasse o grupo e produzisse um poema sobre o assunto elencado. Após a produção do texto, o grupo escolheria uma forma de declamar o poema (rap, voz e violão, monólogo, leitura declamada, entre outras), porém considerando que a temática escolhida deveria ter uma declamação que expressasse os sentimentos, ideias e emoções de quem a produziu. Os alunos fizeram o registro (gravação) da declamação em vídeo ou em áudio para postagem no AVA (Ambiente Virtual de Aprendizagem).

A criatividade, escolha de tema e forma de declamação foram os principais critérios para avaliação, além da produção textual. Houve muito capricho, esforço e dedicação por parte dos alunos e das famílias durante a realização desse trabalho.

Confira os trabalhos abaixo: