Notícias - Inscrições abertas para o Processo Seletivo da UBI.

A Universidade Beira Interior (UBI) faz saber que estarão abertas as inscrições até 29 de junho de 2018, para a seleção de candidatos para ingresso de estrangeiros nos seus Cursos de Graduação, no segundo semestre de 2018. Os estudantes brasileiros serão selecionados  por meio dos seus desempenhos no Enem (2015 ou 2016 ou 2017).

  1. DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

1.1. O Edital, que se encontra na página http://brasil.ubi.pt/, regulamenta a realização do Processo Seletivo 2018-2 da UBI.

1.2. O Processo Seletivo 2018-2 será executado por meio do melhor desempenho, seguindo as regras do Edital, podendo o candidato escolher o melhor desempenho no Enem de 2015, 2016 ou 2017.

1.3. É de responsabilidade exclusiva do candidato a observância dos procedimentos e dos prazos estabelecidos nas normas que regulamentam o Processo Seletivo 2018-2, bem como a verificação dos documentos exigidos para a matrícula e acompanhar, por meio do endereço eletrônico http://brasil.ubi.pt/, eventuais alterações referentes ao Processo Seletivo 2018-2.

1.4. Todos os horários obedecerão ao horário oficial de Portugal/Pt.

1.5. O ESTATUTO DO ESTUDANTE INTERNACIONAL e o REGULAMENTO DO ESTATUTO DO ESTUDANTE INTERNACIONAL encontra-se no http://brasil.ubi.pt/.

1.6. Na página do SEF (Serviço de Estrangeiros e Fronteiras) são explicados quais tipos de vistos existem e qual a documentação necessária para obtê-los na Embaixada de Portugal, em Brasília, ou em um dos vários consulados de Portugal no Brasil. No caso do estado de Minas Gerais, o Consulado é em Belo Horizonte.  

1.7. O estudante brasileiro poderá validar seu diploma nas Universidades do Brasil, públicas e privadas, que são conveniadas com a UBI.

 

  1. DAS INSCRIÇÕES

2.1. Antes de efetuar sua inscrição, o candidato deverá ler o Edital e certificar-se de que preenche todos os requisitos exigidos para participação no Processo Seletivo 2018-2.

2.2. As inscrições foram iniciadas no dia 30 de abril de 2018 e serão encerradas no dia 29 de junho de 2018, horário de Portugal.

2.3. O candidato que prestar qualquer informação falsa ou inexata ao se inscrever no Processo Seletivo 2018-2, ou que não satisfizer todas as condições estabelecidas no Edital e demais instrumentos normativos, terá sua inscrição indeferida e serão anulados todos os atos dela decorrentes.

 

  1. BOLSISTAS DO COLÉGIO NACIONAL DE UBERLÂNDIA

Em Protocolo firmado entre o Colégio Nacional de Uberlândia e a Universidade Beira Interior (UBI), foram destinadas 5(cinco) bolsas de estudo por ano para alunos selecionados pelo Colégio Nacional. Com essa bolsa, o aluno ganha o direito de pagar o que é pago pelo aluno Português:  1032 euros anuais, mais taxas de inscrição e de matrícula definidas pela UBI.

Abaixo, os critérios para concorrer as bolsas:

3.1. Só poderão concorrer às bolsas para a UBI, alunos e ex-alunos do Colégio Nacional.

3.2. Critério de seleção: Entre os selecionados pela UBI, a preferência é para alunos atuais e, em seguida, ex-alunos, considerando as melhores médias nas cinco notas no Enem (Ciências da Natureza, Ciências Humanas, Matemática, Linguagens e Códigos e Redação), sem considerar pesos.

3.3. Para concorrer à bolsa de estudos na UBI, o estudante, aluno ou ex-aluno do Colégio Nacional, deverá:

3.3.1. Ter realizado sua candidatura à UBI em uma de suas fases do ano 2018 para ingresso previsto para setembro/2018.

3.3.2. Preencher o Formulário de Inscrição Online, no endereço http://bit.ly/InscriçãoUBI, com as informações necessárias, a(s) opção(ões) de curso(s) e notas do Enem, até o dia 29/06/2018 (ÚLTIMO DIA DE INSCRIÇÃO NA UBI).

3.3.2. Entregar impresso na secretaria do pré-vestibular do Colégio Nacional, situado a Av. Araguari, 100, Martins, Uberlândia/MG, até o dia 29/06/2018, o desempenho anexo à sua inscrição na UBI.

 

  1. OUTRAS INFORMAÇÕES RELEVANTES:

4.1. O aluno aprovado na UBI terá direito à moradia estudantil em um dos Campi da Universidade, com valores a partir de 105 euros mensais.

4.2. O aluno aprovado na UBI terá direito à alimentação em um dos Campi da Universidade, com valores a partir de 2,45 euros/por alimentação.

4.3. Em caso de dúvidas, enviar e-mail para Jorge Madeira, no endereço: jhmadeira@ubi.pt.

4.4. A UBI está instalada na cidade de Covilhã (Pt), a duas horas de Lisboa, cidade pequena, de fácil locomoção e de violência zero.