Notícias - Naça realiza atividades na Semana do Meio Ambiente.

O Colégio Nacional celebra o Dia Internacional do Meio Ambiente (05/06) com atividades ao longo de todo o mês de junho. As atividades, que podem estar imersas no cotidiano escolar ou ter caráter extra-curricular, contribuem para o desenvolvimento de uma consciência coletiva mais voltada à preservação, sustentabilidade e construção de um mundo mais harmonioso, seguindo o propósito da escola de “Cuidar de si, cuidar do outro e cuidar deste lugar”.

A Campanha do Descarte Consciente é uma ação para recolher materiais recicláveis nas 5 unidades do Naça. Estes, serão entregues à ABRCS (Associação Brasileira de Reciclagem e Coleta Seletiva), que trabalham no material e o vendem, garantindo sustento a mais de 10 famílias. Para participar, basta conferir a tabela (clique AQUI), separar seus materiais e deixar no local específico na sua unidade.
Outra ação será a distribuição de mudas de árvores, com o objetivo de gerar na criança ou no adolescente o sentimento de responsabilidade em relação à planta. Não é só plantar e abandonar, tem que cuidar.

Também serão realizados trabalhos pedagógicos relacionados com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) e com a Carta da Terra. A proposta da escola não é apenas celebrar esta data, mas sim reforçar os projetos que já são desenvolvidos, tanto no setor administrativo quanto no pedagógico. Listamos aqui alguns destes projetos com alguns resultados alcançados:

1 – Conscientização socioambiental:
– Estudo dos ODS em todo o currículo da Educação Básica e no projeto Ciência e Cidadania que garante à escola o selo do PEA-Unesco. 
 
2 – Uso responsável dos recursos:
– Estudo para utilização de Energia Fotovoltaica;
– Substituição do papel branco pelo reciclado em diversos setores;
– Redução no consumo de copos descartáveis de 80% (gráfico em anexo).

3 – Gestão adequada dos resíduos:
– Separação dos resíduos em Recicláveis e Rejeitos, padronizando cores para facilitar o entendimento;
– Destinação dos recicláveis para ABRCS – 22 toneladas em 2017.