Notícias - Férias com leitura

O poeta Mário Quintana, autor de grandes obras da literatura brasileira, disse uma vez que “os verdadeiros analfabetos são os que aprenderam a ler e não leem”. Quando um livro é cativante, ele tem o poder de extrair o leitor da realidade e colocá-lo em uma situação na qual ele exercita a empatia e discute temáticas importantes para a vida em sociedade, sem falar nos benefícios vinculados à evolução do vocabulário, falado ou escrito.

Segundo a pesquisa RETRATOS DA LEITURA NO BRASIL, divulgada pelo jornal Estado de Minas, o brasileiro não é lá muito voltado ao hábito. Cerca de 44% da população do país não costuma ler e 30% nunca comprou um livro. Colocando de lado as questões sociais, já que a renda influencia de certa forma a decisão de adquirir ou não uma obra literária, é notável que muitas pessoas não costumam visitar uma biblioteca pública, tampouco a aquela da instituição educacional que frequenta. Pensando nisso, a equipe da unidade Rondon organizou nesta manhã uma ação para incentivar a leitura entre os estudantes durante as férias. 

A ideia partiu da colaboradora Susana Pontelli, responsável pela Midiateca, ao perceber que a oferta de livros no local era alta mas não havia muita procura da parte dos estudantes. Com a ajuda de Ana Cláudia Pereira da Fonte, Françoizes da Costa, Glécia Alves (Secretaria), Matheus Gornattes (Supervisor Administrativo), Fabiano de Paula, Jhoseff Soares, Adilson, Reginaldo Kamki, Beatriz de Fátima (Inspetores) e da professora Thaisa Oliveira, foi montado um estande para a exposição dos livros, possibilitando que, nos intervalos das aulas, os alunos folheassem as obras e tomassem emprestados as que gostariam de ler durante as férias. 

O resultado foi surpreendente: 152 empréstimos. “Em meio a tanta tecnologia, achamos que os jovens não se interessariam pela leitura, mas a procura foi muito maior do que se esperava”, afirmou Vanessa Oliveira, Coordenadora do Ensino Fundamental II. Cada retirada era acompanhada de um marcador artesanal confeccionado com muito amor por Susana e Luciana Costa (Midiateca). O mais interessante foi a mobilização geral da comunidade escolar, os próprios colaboradores também retiraram livros para lerem nas férias. “Acreditamos que foi um pontapé para realizar novos projetos de leitura”, finalizou Vanessa.

Confira fotos: