Notícias - Confira como foi o “Seminário Internacional de Educação: Prática Educativa nas Escolas”.

Dois dias de puro aprendizado passaram muito rápido. Neles, o desafio de despertar o interesse de nossos educadores para o futuro, buscando, com isso, quebrar o paradigma da educação tradicional e incentivar a curiosidade inerente à criança. Assim foi o Seminário Internacional de Educação: Prática Educativa nas Escolas. A abertura oficial do evento foi realizada na unidade Ibiporã do Colégio Nacional. Os participantes do evento poderiam realizar o credenciamento no local e curtir as apresentações culturais de professores e estudantes, como a pequena orquestra de flauta, que encantou os presentes. 

Todos foram apresentados às orientadoras do Seminário: a Profª. Doutoranda Georgina Yarza Maylich (Universidade de Barcelona), e as Profª. Dra. Roberta Rocha e Profª. Dra. Valéria C. B. Cantelli (NEPP-Unicamp) e imersos em uma atividade inicial que sensibilizou os presentes para a grande temática do evento, afinal, “o que significa educar para os novos tempos?”. Para encerrar a noite, um delicioso cafezim mineiro, regado a boas energias e muita arte.

O segundo dia de atividades iniciou bem cedo. A prof. Rejane abriu o evento com cantigas infantis. Georgina – ou Gina como prefere ser chamada – teve auxílio de tradução simultânea, tratando da consciência ética na prática educativa, trazendo a própria experiência e abrindo espaço para que os presentes pudessem falar sobre as deles. Após o Coffee Break, as professoras Roberta Rocha e Valéria Cantelli conversaram sobre uma das questões centrais do evento: “o professor como pesquisador de sua própria prática”, com abertura a uma roda de perguntas. 

Na volta do almoço, a bailarina Clarita apresentou uma coreografia que evocava a infância e sua relação com o aprendizado, sendo bastante aplaudida. Ainda foram apresentados trabalhos realizados na área e realizado um debate, o que deu novamente a chance aos participantes de conhecerem as diferentes realidades da Educação Infantil.

 

Confira fotos do evento: