Notícias - Estudantes se tornam professores (e vice-versa) em um dia com a Família Nacional.

O último sábado foi um dia diferente para a Família Nacional.  Estudantes do 6º ao 9º anos do Ensino Fundamental II participaram da Aula Aberta, um projeto do Naça para incentivar a presença da comunidade escolar no meio educacional. Pais, responsáveis e familiares foram convidados para um dia de muito aprendizado em que a dinâmica foi alterada. Em vez de ministrar as aulas, os professores – que haviam combinado tudo previamente com os alunos – fizeram uma fala inicial e passaram o bastão aos meninos.

Todas as disciplinas foram apresentadas por eles às suas famílias, dando-lhes a oportunidade de experienciar trocas de saberes, uma vez que, ao mesmo tempo em que ensinavam, acabavam por aprender também. A oportunidade de estreitar laços da família com a escola foi o que encantou Adriana Leika, mãe de Maria Clara Frigo, do 7º Ômega. “Foi uma delícia experimentar um pouquinho esse jeito de ensinar/aprender/compartilhar que nossos filhos vivenciam no cotidiano da escola. Estamos alinhados com essa filosofia da educação ampla: espaço de convivência e transformação global do estudante”, disse ela.

O envolvimento de todos durante o processo de ensino-aprendizagem demonstrou na prática o diferencial do Colégio Nacional. “Em todos as disciplinas trabalhadas foi possível perceber que o foco é a participação ativa de todos os atores. Aprender história analisando as pinturas do Renascimento, a matemática utilizando raciocínio lógico (pura interpretação) e a ciência através da observação. Acreditamos que “Tem jeito sim”, finalizou. Ao término da aula, o professor encerrou explicando a intenção da prática e sua importância na formação da autonomia dos estudantes.

Confira fotos: