Av. Araguari - Educadores Naça vão ao Encontro Nacional das Escolas Associadas PEA-Unesco, em Salvador.

Entre os dias 12 e 14 de setembro, representantes da equipe do Colégio Nacional participaram do Encontro Nacional das Escolas Associadas à Rede PEA-Unesco. O encontro teve como tema: “Inovação Pedagógica: transformar a escola para mudar o futuro” e contou com a presença de importantes nomes da educação, como Ana Penido e Lilian Bacich. No evento, ainda houve um espaço dedicado à apresentação de diversos trabalhos desenvolvidos em escolas de todo o Brasil.

Na ocasião, o Naça recebeu o Selo de Reconhecimento pelo trabalho desenvolvido em cada uma de suas unidades, o que comprova o trabalho sério e comprometido que a escola vem fazendo. A inserção na curricularidade dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, por meio do projeto Ciência e Cidadania,  foi a responsável por garantir a condecoração em todos os segmentos de ensino.  Ainda foram anunciados os temas da ONU para 2019, que são: “Ano Internacional das Línguas Indígenas” e “Ano Internacional da Tabela Periódica”. Estes temas são inspirações para trabalharmos a partir da temática da UNESCO.

O Ano Internacional das Línguas Indígenas chama a atenção para o desaparecimento de parte da história humana que se vai com o esquecimento das línguas nativas, fato que pode ter sido agravado com o incêndio do Museu Nacional no Rio de Janeiro, já que lá estavam registradas e catalogadas milhares de exemplares. O Ano Internacional da Tabela Periódica já trata de uma das linguagens, pela qual a Ciência descreve o mundo natural.

O sentimento dos educadores durante o encontro foi a certeza de saber que o Colégio Nacional está no caminho certo, desde o estudo da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que considera as competências necessárias para a formação do estudante, passando pela Agenda 2030 e a importância da utilização de metodologias ativas e diferentes linguagens para qualificação da aprendizagem. Além disso o contato com pessoas que estão fazendo a diferença em suas localidades bem como o Encontro com Personalidades do PEA-Unesco, como as Coordenadoras Nacional Myriam Tricate e Estadual Amália Kátia Ferreira Mendes, estreitam as relações e coloca o Colégio Nacional em conexão com toda a Rede PEA.

Confira fotos: