Notícias - Participação recorde no 5º Desafio Naça de Matemática

A 5ª edição do Desafio Naça de Matemática contou com a participação de mais de 600 estudantes que, durante três horas, se debruçaram sobre questões que exigiam, não apenas domínio de conceitos, mas também muita criatividade e dedicação.

Realizado desde 2014, com adesão crescente dos estudantes, o projeto é coordenado pelo Professor Jesrrael (Jazz), membro da equipe de Matemática do Colégio Nacional, também responsável pelo treinamento do time que disputa a Olimpíada de Matemática de Escolas Públicas e Privadas (OBMEP).

Nesse contexto, o Desafio se propões a selecionar novos membros para compor a equipe, além de possibilitar com que o estudante participe do Clube de Matemática Sophie Germain, grupo que se reúne periodicamente para discutir e aprofundar os conhecimentos na disciplina. Os alunos premiados receberão medalhas de prata e ouro e um certificado demonstrando desempenho no Desafio Naça de Matemática.

Segundo Jazz, o grande papel das olimpíadas de Matemática “é mostrar ao estudante que é possível realizar uma matemática criativa, livre de decorebas ou fórmulas engessadas, ou seja, uma matemática diferente. A prova leva o aluno a explorar esse universo de possibilidades, afinando sua capacidade de criação e análise. Além disso, o estudante desenvolve habilidades cognitivas que irão auxiliá-lo em outras áreas do conhecimento humano”, finalizou.