Notícias - Dia Mundial do Meio Ambiente – 2019

Confira o que rolou nas nossas unidades do Colégio Nacional para comemorar o Dia Mundial do Meio Ambiente:

UNIDADE IBIPORÃ

Os estudantes da Unidade Ibiporã tiveram um dia de reflexão sobre a questão do Meio Ambiente. Focando na temática da Poluição do ar, as crianças ouviram uma história que fala sobre sustentabilidade, fizeram um exercício de respiração, cantaram e ouviram músicas, finalizando o evento com a produção de uma foto sugerida pela Organização das Nações Unidas (ONU) com o tema: “não queremos respirar ar poluído!”.

UNIDADE MÉXICO

O Dia Mundial do Meio Ambiente chegou carregado de ações no Colégio Nacional. Na Unidade México, os estudantes, sob orientação dos professores Marcelo Ribas e Luiza (Teatro e Arte), organizaram uma instalação com o objetivo de lembrar os presentes de que tudo está conectado.

Para ilustrar essa conexão, fios de barbantes foram colocados saindo de uma árvore e se estenderam até alguns pontos ou pessoas. Em seguida, houve a segunda aula do projeto “Sala Coletiva”, com o tema: “como estamos nos relacionando conosco, com o outro e com os espaços?”.

UNIDADE PRÉ-VESTIBULARES

Nossos estudantes deram uma pausa nos estudos para fazer o plantio de uma muda de Ipê Mirim, que será regada e adubada e, mais à frente, transplantada para um canteiro central de uma avenida de Uberlândia. 

UNIDADE RONDON I

Na Unidade Rondon I, os estudantes participaram do “Projeto Plantar”, que busca, através do plantio de mudas trazidas pelos estudantes, colorir a escola com a diversidade e representatividade de cada um.

A ideia em plantar diferentes espécies vegetais é que floresçam em diversas épocas do ano atraindo borboletas e beija-flores, trazendo a magia de um jardim vivo e florido. O aumento da vegetação também ameniza poluição sonora e do ar, regula a temperatura e cria ambientes de socialização oferecendo a sensação de acolhimento.

UNIDADE RONDON II

“Promover o bem comum por meio da Educação com o melhor compromisso de Cuidar de Si, Cuidar do Outro e Cuidar Deste lugar e de valorizar o respeito à diversidade, o desenvolvimento sustentável, o estímulo à criatividade e a busca permanente da inovação, referenciada na nossa história e no avanço da ciência e da tecnologia”.

Com esse credo em mente, os estudantes da Unidade Rondon II literalmente abraçaram o quarteirão, como símbolo de luta pelo meio ambiente. Em seguida, plantaram um Flamboyant, árvore-símbolo do Colégio Nacional, deixando segredos e desejos na terra para que ela encontre terra fértil de sonhos e de significado. A primeira rega passou pela mão de cada estudante presente para que se lembre, no futuro, do sentido desse rito.

 

UNIDADE UIRAPURU

As ações para sensibilização no dia Mundial do Meio Ambiente na Unidade Uirapuru começaram com contações de histórias com foco no Meio Ambiente; rodas de conversas com as crianças sobre lixo,reciclagem e sustentabilidade; um olhar sensível para o Rio que passa no quintal da escola; leitura e reflexão sobre a Carta da Terra para as crianças; plantio de árvores e outras plantas; reflexão sobre  a importância desse dia e sobre como devem ser as nossas ações em relação ao Meio Ambiente; conversa e reforço em relação à campanha sobre o descarte consciente.