Notícias - Colégio Nacional promove bate-papo com fundador da ONG “Fraternidade sem Fronteiras”.

Em um cenário moderno no qual, cada vez mais, as pessoas estão focadas no individual, na polarização e no confronto, iniciativas que cultivam e valorizam o pensar no coletivo e o auxílio ao próximo merecem destaque. Ciente da importância dessas ações e alinhado com seu projeto pedagógico de formação integral das pessoas em sua completude, o Colégio Nacional, abre suas portas no dia 22/08, às 19h na Unidade Pré-Vestibulares (Av.Araguari, 100), para um bate-papo com o fundador da ONG “Fraternidade sem Fronteiras”, Wagner Moura.  

No bate-papo, aberto para alunos do colégio e para a comunidade em geral, o criador da FSF vai, a partir da sua experiência de sucesso, reforçar a ideia de que milhões de pessoas, cada uma ajudando um pouquinho, podem acabar com a fome e promover a vida de famílias que vivem na extrema miséria. “Desejamos contagiar as pessoas pela confiança de que é possível, sim, fazer um mundo melhor: o bem só precisa agir. Essa é a mensagem essencial da FSF”.

Wagner acaba de participar da primeira edição do encontro “Conversando sobre Fraternidade”, que aconteceu no último dia 02, em Brasília. O público de 150 pessoas foi provocado a responder internamente a pergunta: “O que você pode fazer para ajudar a mudar o mundo?”. Além de Wagner, também foram palestrantes Dra. Adriana Melo, responsável pela descoberta da ligação entre Zika-vírus e Microcefalia; e Clarissa Paz, coordenadora do projeto da ONG no Malawi. A programação segue por outras onze capitais brasileiras e marca os dez anos da FSF.

A ONG

Criada em novembro de 2009, após uma viagem de Wagner à África, onde ele percebeu o grande número de órfãos em decorrência do HIV e da malária, além da ausência de qualquer tipo de assistência a essas crianças, a ONG atualmente está presente em seis países, com 15 mil acolhidos (entre África e Brasil), 45 polos de trabalho e viabilizando que 700 jovens frequentem a escola.

Projetos da FSF

África subsaariana:

Abertura e manutenção de acolhimento, onde são oferecidas alimentação, cuidados com a higiene, atividades pedagógicas, culturais e formação profissionalizante;
amparo de idosos com alimentação e construção de casas;
perfuração de poços artesianos nas aldeias africanas e, com a chegada da água, início de um projeto de cultivo sustentável de alimentos, capacitando jovens agricultores e envolvendo as crianças em atividades de educação ambiental.

Brasil:

Apoio no tratamento de crianças com microcefalia em Campina Grande, na Paraíba, em parceria com o Instituto de Pesquisa Professor Joaquim Amorim Neto;
projeto “Orquestra Filarmônica Jovem Emmanuel”, em Campo Grande, que proporciona o ensino de música a jovens da periferia e manutenção da Clínica da Alma, dedicada ao tratamento de dependentes químicos;
em Roraima, acolhimento de famílias refugiadas da Venezuela, que atravessaram a fronteira para o Brasil em busca de uma vida melhor. 

Para saber mais, acesse: www.fraternidadesemfronteiras.org.br

 

SERVIÇO:

“Conversando sobre Fraternidade”, com Wagner Moura, presidente da ONG “Fraternidade Sem Fronteiras”.

Data: 22/08/2019 | Horário: 19h
Local: Colégio Nacional – Av. Araguari, 100 – Martins 

Inscrições: Natália (34) 99148-4638