Notícias - A FNAC é show: show de conhecimento, show de cidadania

FNAC é a sigla para Fórum Nacional de Ação Cidadã. Essa ação ocorre no Colégio Nacional desde 2006. Realizada, neste ano em 28 de novembro, das 8h às 13h na Unidade R. México (R.México, 208 – Martins), trata-se de uma exposição das pesquisas científicas realizadas pelos estudantes ao longo de todo o ano. Essas pesquisas são executadas de acordo com o método científico acadêmico, e com temas propostos pela UNESCO (Organização da ONU ligada à Educação).

O Colégio Nacional é filiado a UNESCO e nessa parceria está estabelecida a necessidade das escolas atuarem como agentes de mudanças positivas no mundo. Não é apenas a teorização sobre um tema, mas a necessidade, também, de intervir na realidade. A FNAC tem como objetivo duplo mostrar a produção científica e cidadã dos estudantes, além de também demonstrar como ocorrem os processos pedagógicos do Colégio Nacional que preza por formar estudantes conscientes da sua condição de cidadãos e protagonistas do próprio mundo.

 

Processo de seleção dos trabalhos a serem apresentados

Para chegar até a FNAC é uma corrida difícil. São 81 projetos desenvolvidos por equipes dos estudantes dos 1ª e 2ª anos. A pesquisa tem como norteadores os temas propostos pela UNESCO. O deste ano foi “Ano Internacional da Tabela Periódica e seus elementos químicos”. Ao mesmo tempo, os estudantes deveriam desenvolver as pesquisas de acordo com os princípios da Carta da Terra, que é o documento-mãe para a sustentabilidade do planeta, tendo sido desenvolvido pela ONU entre 1997 e o começo dos anos 2000.

Todos os projetos passaram por uma banca avaliadora, nos moldes de uma defesa de tese ou dissertação. Essa banca qualificou, 19 equipes para a FNAC. No dia 28 de novembro, teremos então uma exposição criativa, envolvente e emocionante das pesquisas dessas equipes. Cada equipe terá uma sala de aula dentro da Unidade México e ali mostrará aos estudantes, professores, familiares e visitantes todo o processo de pesquisa e soluções sustentáveis para o mundo.

 

Divisões temáticas dos trabalhos na FNAC

Teremos subtemas como a necessidade da arte como linguagem de conscientização ecológica e a importância dos animais na nossa vida, com uma equipe denunciando os maus tratos a animais e mobilizando a sociedade através de criação de leis que impeçam tais crimes. As mulheres aparecem como tema central de um trabalho, a partir da necessidade de demonstrar a ausência das mulheres cientistas em materiais didáticos – uma equipe criou um – e a importância de falar da saúde das mulheres e o ciclo menstrual.

A utilização de materiais recicláveis como objetos de conscientização, criação e produção de brinquedos em escolas públicas foi ação cidadã de um dos grupos, já outro, com os mesmos materiais (garrafas pets) criaram acessórios e roupas.  A necessidade do descarte correto do lixo orgânico e inorgânico foi tema de diversas equipes e que vem também com propostas de soluções inovadoras.

Nossos estudantes foram muito felizes ao entender o papel da educação. Por isso alguns grupos trouxeram como produto final da pesquisa, a criação de material didático voltado para a educação ambiental, desenvolveram propostas para atacar a obesidade e o sedentarismo. Também foram desenvolvidas técnicas de reaproveitamento de roupas e tecidos.

Milhões de escovas de dentes são descartadas todos os anos e de maneira incorreta, uma equipe desenvolveu propostas de acabar com esse descarte, além disso, a necessidade de moradias mais sustentáveis orientou uma equipe do 1º ano, que criou um tijolo sustentável econômica e ambientalmente.

Por fim, a extinção das abelhas esteve como objeto de pesquisa de uma equipe, que criou uma organização social com o fim de evitar a extinção das mesmas e outra, ciente da quantidade de fast food que é consumida no mundo, propôs a criação de embalagens comestíveis e biodegradáveis. O dia da realização da FNAC é o coroamento de um ano de luta, de muita dedicação e emoção. Será uma manhã inesquecível!