Notícias - Certificação FNAC 2019

Foi realizada, nesta quinta-feira (05/12), a certificação dos trabalhos destaques do Fórum Nacional de Ação Cidadã (FNAC) 2019. O Colégio Nacional abriu espaço, durante todo o ano letivo na disciplina Ciência e Cidadania, para discussões que visassem estimular os estudantes a desenvolver o espírito investigativo, além de promover algum tipo de ação que tivesse uma intervenção deles na sociedade, para além dos muros da escola.

Aqueles grupos que se destacaram com suas propostas foram para a FNAC e, alguns receberam a premiação dentro das categorias que foram melhor avaliados. É importante realçar que a certificação dos prêmios é uma soma de fatores, como o desenvolvimento da pesquisa ao longo do ano, o projeto escrito, a apresentação dos trabalhos nas bancas e a exposição da pesquisa na FNAC. Esses fatores ajudaram, em conjunto com a pesquisa realizada no dia da FNAC  e composta com mais de 600 avaliações dos alunos e de cerca de 60 avaliações feitas pelos professores.

Saiba mais sobre os grupos que participaram da FNAC 2019 e, em seguida veja os destaques:

  • KappaNew – 2º Capa
    • Problema: o que fazer com as escovas descartadas incorretamente?
    • Solução: Descartar corretamente e construção de brinquedos com o material descartado
  • Synnonimus – 2º Eta
    • Problema: Como diminuir o uso de sacolas plásticas?
    • Solução: reutilizando tecidos descartados e construindo bolsas para compras.
  • Pachamama – 2º Eta
    • Problema: Como diminuir os impactos do lixo orgânico e gerar renda para a associação de coletores do Bairro Santa Luzia?
    • Solução: Transformando esse lixo em adubo que alimentaria canteiros de alimentos cultivados na própria cooperativa.
  • EcoSix – 2º Beta
    • Problema: Como evitar a extinção das abelhas?
    • Solução: Através da criação de uma OS (ONG) cujos objetivos são criar ações de conscientização e proteção para as abelhas.
  • 6HV – 2º Alfa
    • Problema: Como dar visibilidade a mulheres cientistas em um material didático?
    • Solução: Criando um!
  • Fadinhas do Brasil- 1º Alfa
    • Problema: Como diminuir os impactos ambientais resultantes do descarte das embalagens de fast food?
    • Solução: Criando embalagens a partir de substâncias biodegradáveis como amido de mandioca.
  • Sparks – 1º Capa
    • Problema: Como diminuir os impactos na construção civil?
    • Solução: A partir da construção de um tijolo de fibrocimento com fibras de bambu.
  • PETS – 1º Capa
    • Problema: Como reutilizar as embalagens single use (de uso único)?
    • Solução: Reutilizando na confecção de roupas e acessórios.
  • CSO – 1º Delta
    • Problema: Como falar de obesidade e sedentarismo para crianças nas escolas?
    • Solução: Através do teatro e com interatividade dentro da sala de aula.
  • SEV – 1º Delta
    • Problema: Como lidar com o preconceito acerca do uso de componentes contidos na maconha, para a utilização de remédios?
    • Solução: Criando ações, como debates, que espalhem informações.
  • Seguidores da Ovelha – 1º Gama
    • Problema: Como lidar com o descarte de roupas?
    • Solução: Criando oficinas que ressignifiquem as roupas.
  • Equipe do Bem – 1º Ômega
    • Problema: Tornar mais ativa o dia a dia dos idosos num asilo?
    • Solução: Através da criação de objetos de ginastica e diversão sustentáveis.
  • GreenTeens – 1º Ômega
    • Problema: Como falar mais de educação ambiental com crianças da educação fundamental I?
    • Solução: Criando um material didático com a linguagem adequada para essas crianças.
  • Escarlate – 1º Rô
    • Problema: Como falar do ciclo menstrual e quebrar tabus acerca desse tema?
    • Solução: Criando vários canais de informações para disseminar esse conhecimento e denunciar abusos e preconceitos. 
  • Labs Rat – 2º Psi
    • Problema: Como diminuir o consumo de produtos que são testados em animais?
    • Solução: Criando um projeto de lei que trate desse assunto.
  • Anexo 12 – 2º Ômega
    • Problema: Como incentivar a compostagem na escola pública?
    • Solução: Através da criação de composteiras e sua utilização do seus produtos dentro das escolas.
  • Tekné – 2º Ômega
    • Problema: Como trabalhar consciência ambiental?
    • Solução: Através da arte e suas linguagens.
  • Radicais Livres – 2º Ômega
    • Problema: Como evitar o descarte correto de pilhas e baterias?
    • Solução: Criando mais postos de coleta na cidade e tornando-os acessíveis.

DESTAQUES:

  1. Trabalho de pesquisa científica com maior número de menções positivas – Prêmio dado a equipe que foi mais comentada positivamente na comunidade escolar:  SEV- 1º Delta / Escarlate – 1º Rô (Unidade Rondon 2); 
  2. Trabalho de pesquisa científica com o melhor projeto científico escrito – Prêmio dado ao projeto escrito com as fontes mais conceituadas, com excelentes questionários, apoio de especialistas e entrevistas: Lab Rats – 2º Psi (Unidade Rondon 2);
  3. Trabalho de pesquisa científica com o melhor projeto para melhorar a saúde da comunidade – Prêmio dado à pesquisa e proposta de intervenção apresentada na FNAC, em que os estudantes mais se impressionaram com a possibilidade de ajuda na saúde física e/ou mental de uma comunidade: CSO – 1º Delta e Equipe do Bem – 1º Ômega (Unidade Rondon 2);
  4. Trabalho de pesquisa científica com o melhor projeto por pregar o respeito à diversidade (gênero, cor ou sexualidade) – Prêmio dado à pesquisa e proposta de intervenção que melhor promoveram o empoderamento, a visibilidade e o respeito à diversidade: 6HV – 1º Alfa (Unidade México) e Escarlate – 1º Rô;
  5. Trabalho de pesquisa científica com maior pegada tecnológica – Prêmio dado à pesquisa e proposta de intervenção apresentada na FNAC e que tinha como principal mote a utilização da Ciência e Tecnologia como elemento essencial para efetivação de uma educação mais acessível: Sparks – 1º Capa (Unidade México);
  6. Trabalho de pesquisa científica com o melhor projeto por propor sustentabilidade no cotidiano – Prêmio dado à pesquisa apresentada na FNAC e que possibilita na sua proposta de intervenção a reutilização de objetos que descartamos no cotidiano: PETS – 1º Capa (Unidade Rondon 2) e Seguidores da Ovelha – 1º Gama (Unidade Rondon 2);
  7. Trabalho de pesquisa científica com o melhor projeto de reciclagem – Prêmio dado à pesquisa apresentada na FNAC e que possibilita na sua proposta de intervenção que incentivaria e facilitaria a reciclagem: Radicais Livres – 2º Ômega (Unidade Rondon), Synnonimus – 2º Eta e KappaNew 2º Capa (Unidade México);
  8. Trabalho de pesquisa científica com maior pegada de sustentabilidade educacional – Prêmio dado à pesquisa apresentada na FNAC  que possibilita, na sua proposta de intervenção, ações que possam ser adotadas facilmente por escolas públicas brasileiras, no âmbito pedagógico, com pouquíssimo custo, e que visassem a sustentabilidade ambiental: GreenTeens – 1º Ômega (Unidade Rondon 2) e Reciclarte – 2º Ômega;
  9. Trabalho de pesquisa científica com apresentação mais criativa, segundo avaliação dos estudantes –  Prêmio dado à pesquisa apresentada na FNAC cuja dinâmica de apresentação cativou o público: Pachamama– 2º ETA e Fadinhas do Brasil – 1º Alfa;
  10. Trabalho de pesquisa científica com apresentação mais criativa, segundo avaliação dos professores – Prêmio dado à pesquisa apresentada na FNAC cuja dinâmica de apresentação cativou os professores: Tekné – 2º Ômega (Unidade Rondon) e EcoSix – 2º Beta;
  11. Trabalho de pesquisa científica com o melhor projeto para melhoria da infraestrutura física da escola pública –  Prêmio dado à pesquisa apresentada na FNAC e que cuja proposta de intervenção é uma ação sustentável que pode ser adota facilmente pelas escolas públicas brasileiras com pouquíssimo custo:  Anexo 12 -2º Ômega (Unidade Rondon).

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