shows_1997_Ira1-401x266

Vista Essa Causa

shows_1997_Ira1-401x266Na década de 90, os vestibulares da Universidade Federal de Uberlândia – UFU atraiam uma multidão de jovens dos quatro cantos do Brasil. Aproveitando esta concentração como uma ótima forma de tocar as pessoas, o Colégio Nacional criou o projeto Vista essa causa, que convidou as pessoas a refletir sobre um problema que, lamentavelmente, assolava o país naquele momento: a Aids.

Para chamar a atenção, falamos a língua dos alunos. Promovemos grandes shows gratuitos, em que integrantes de bandas consagradas do rock nacional, como Pato Fu, Skank e Biquíni Cavadão, e de bandas locais que ganhavam projeção, como Tâmisa e Cabaret, vestiram a causa e contribuíram para a distribuição de preservativos.

Além desta ação de educação informal, promovemos projetos interdisciplinares a partir da leitura e ampla discussão sobre os livros Só as mães são felizes, de Lucinha Araújo – mãe de Cazuza, e Depois daquela viagem, de Valéria Polizzi, com quem nossos alunos das cidades de Uberlândia e Araguari, cidades em que atuávamos até então, tiveram a oportunidade de trocar experiências em um encontro nas Unidades.